Sex, 23 de julho de 2021, 18:32

Programa de Pós-Graduação em Economia realiza homenagem póstuma para o mestrando Charles Micael
Charles defenderia sua dissertação hoje, 23, porém foi morto em um assalto no último sábado

O dia 23 de julho de 2021 poderia ter sido o dia da realização de um sonho para Charles Micael Vieira Silva ao defender sua dissertação. Porém, seis dias antes, no último sábado, 17, o ex-aluno da pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi morto em um assalto na cidade de Arapiraca/AL. Apesar do fato, o Programa de Pós-Graduação em Economia (Propec) decidiu não cancelar a banca de defesa de Charles, mas transformá-la em um momento de homenagem ao estudante.

De acordo com o professor Marco Antônio Jorge, orientador do trabalho de mestrado que estava sendo desenvolvido, o objetivo da videoconferência não foi essencialmente avaliar a dissertação pensando na aprovação ou não. O encontro virtual funcionou como uma sessão de reflexão e protesto contra a violência.

“Ele estava pesquisando sobre violência patrimonial e, por ironia do destino, acabou sendo baleado em um assalto. Charles era um estudioso da área pensando em proteger a sociedade e, no exercício da função, acabou perdendo a vida. É uma homenagem e um protesto em repúdio a essa violência que ceifa vidas”, afirmou o professor Marco.

Charles Micael atuava como policial militar em Arapiraca/AL e era aluno do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFS. (foto: Arquivo pessoal)

Charles era policial militar no estado de Alagoas e estava desenvolvendo a dissertação sobre a violência e o efeito negativo para o comércio local. Intitulado de “Crise econômica, desemprego e criminalidade patrimonial: um estudo de caso”, o trabalho observou que a maior parte dos atingidos pela criminalidade e pelo desemprego é composta por homens jovens, o que, segundo o estudante, revela a necessidade de políticas públicas voltadas para essa parcela da sociedade.

Os professores Kléber Fernandes, do Departamento de Estatística da UFS, e Thierry Prates, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que seriam avaliadores na banca de defesa, também discutiram de forma simbólica o trabalho.

“Sem conhecer o Charles pessoalmente já fiquei muito triste. Eu tinha coisas para colaborar e teria vontade de discutir implicações diretas com ele. Achei o trabalho muito interessante porque é algo muito parecido com o que eu venho trabalhando e já tinha anotado bastante coisa, mas o mérito dele nós podemos reconhecer facilmente”, reconheceu Thierry.

O professor Kléber ressaltou em sua fala a importância da educação e da ciência produzida nas universidades como fatores de transformação social. “Hoje seria um dia que o Charles comemoraria. Também estava muito ansioso para questioná-lo porque nossa visão é acadêmica e, pela vivência, ele nos ensinaria bastante. Espero que outros jovens também aprendam que a ciência é a emancipação da violência”.

Em nota, o Programa de Pós-Graduação em Economia – Mestrado Profissional da UFS prestou solidariedade à família e amigos de Charles Micael Vieira Silva e reconheceu o o empenho do ex-aluno junto ao programa. “Que neste momento tão difícil haja paz, luz e conforto para os corações de familiares e amigos”, afirma a nota assinada pela professora Denisia Chagas, coordenadora do Propec.

Na ocasião, também ficou o compromisso de buscar a entrega do título de mestre de forma póstuma para Charles Micael, caso existam as bases legais para tal. Outros alunos e amigos também acompanharam a sessão solene. Charles tinha 32 anos e deixa esposa e dois filhos.

Letícia Nery

Atualizado em: Sex, 23 de julho de 2021, 19:31