Ter, 23 de abril de 2024, 09:46

UFS sedia Fórum de Pró-Reitores de Extensão Regional Nordeste
Evento prossegue até o dia 24 de abril
Fotos: Schirlene Reis (Ascom UFS)
Fotos: Schirlene Reis (Ascom UFS)

Foi aberto nesta segunda-feira, 22, em Aracaju, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão Regional Nordeste (Forproex). Além de apresentação cultural, a abertura do evento, que ocorreu no Aquários Praia Hotel, teve a presença da Diretora Geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Maíra Bittencourt. Ela, que é docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), proferiu a palestra de abertura, intitulada As Potencialidades da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), com mediação do professor Hamilton Alexandrino, pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Sul da Bahia.


Apresentação regional encantou os participantes.
Apresentação regional encantou os participantes.

“Hoje falamos sobre a RNCP, que é um espaço de rádios e TVs voltado para as instituições de ensino, e também TVs estaduais, ligadas à estrutura da EBC, com o intuito de fortalecer a comunicação pública em todo o país. A Rede Nacional de Comunicação Pública existe desde a criação da EBC, mas desde o ano passado a gente vem caminhando para um processo de expansão e consolidação com as instituições públicas de ensino, e as universidades fazem parte disso. Então, aqui no Fórum, existe um espaço de discussão também sobre a comunicação para a extensão e a comunicação pública, que traz muitas características da extensão também, que é essa ligação com a comunidade, com as características regionais, com aquilo que fortalece a cultura e os laços de cada uma das regiões do país. Abordar a comunicação pública e essa rede distribuída pelo país inteiro que conecta as universidades, é também abordar aquilo que fortalece a própria extensão nas instituições”, resumiu Maíra.


Diretora Geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Maíra Bittencourt, fez a palestra de abertura.
Diretora Geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Maíra Bittencourt, fez a palestra de abertura.

Além de diretora geral da EBC, ela coordena o grupo de pesquisa Observatório das Mídias Digitais, orienta pesquisas nas áreas de Midias Digitais e Audiovisuais, Políticas e Estratégias de Comunicação, Comunicação Pública, Tecnologias em Comunicação, programação e análise de dados e estratégias nas Mídias Digitais.

Articulação

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFS, Sueli Pereira, que coordena o Fórum de Pró-Reitores da Região Nordeste, o Forproex é voltado para a articulação e definição de políticas acadêmicas de extensão. A ideia é atuar com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.


Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFS, Sueli Pereira, coordena o Fórum de Pró-Reitores da Região Nordeste.
Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFS, Sueli Pereira, coordena o Fórum de Pró-Reitores da Região Nordeste.

“O Fórum tem como um dos seus objetivos discutir e debater todas as temáticas possíveis relacionadas à extensão, então estamos trazendo aqui a extensão da perspectiva da pós-graduação, das políticas públicas relacionadas à extensão, enfim, são várias temáticas que vamos debater sempre com o viés da extensão, a fim de discutir sobre orçamento, como conseguir, como buscar orçamento junto ao Ministério da Educação, é o nosso propósito, tudo isso em uma iniciativa que reúne várias outras instituições públicas federais, institutos federais também, para fazer esse debate em torno da temática da extensão”, pontuou a pró-reitora da Universidade Federal de Sergipe.

Relevância

Uma das pró-reitoras participantes do evento em Sergipe é Fabiana Aparecida Lazzarin, da Universidade Federal do Cariri, que fica no sul do Ceará. “A última edição do Forproex antes de ocorrer este ano, em Sergipe, foi sediada na Universidade Federal do Cariri, então estávamos todos ansiosos para chegar a Aracaju, porque esse evento é o de maior relevância dentro da região do Nordeste. Estamos aqui congregando entre pró-reitores de extensão e falando principalmente do nosso eixo, que faz com que as nossas universidades realizem esse processo tão importante de diálogo profícuo com a comunidade externa, é um momento de profundas ideias, de profundas discussões e implementações do que as nossas instituições públicas de ensino superior podem realizar em conjunto com a comunidade, com a sociedade, na lutas por políticas públicas”, comentou Fabiana.


Fabiana Aparecida Lazzarin, da Universidade Federal do Cariri, é uma das pró-reitoras participantes do evento em Sergipe.
Fabiana Aparecida Lazzarin, da Universidade Federal do Cariri, é uma das pró-reitoras participantes do evento em Sergipe.

Palestra

A ex-presidente da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante, atual professora do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, também prestigiou o evento, proferindo a palestra Extensão na Pós-Graduação. “A minha fala remete muito à conexão importante entre a extensão e a formação em nível de pós-graduação. Por que nós precisamos trazer a extensão mais próxima para a formação dos nossos jovens cientistas? Porque a ciência tem um papel muito importante na transformação da sociedade, e é essencial que, em um processo de formação de jovens cientistas, eles já tenham essa experiência com a extensão. Eu acho que essa é uma oportunidade, já dando continuidade a um edital que lançamos ano passado, de aproximar a pós-graduação da extensão”, resumiu a palestrante.


Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília, proferiu a palestra Extensão na Pós-Graduação.
Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília, proferiu a palestra Extensão na Pós-Graduação.

Representando o reitor da UFS no Forproex, o vice-reitor da instituição, Rosalvo Ferreira, não escondeu o orgulho por ter na palestra de abertura uma docente da UFS, a atual diretora geral da EBC, que conhece de perto a realidade da universidade. “É fundamental que a Universidade Federal de Sergipe tenha também um espaço para a troca de ideias, de experiência com as outras universidades do Nordeste, na área de extensão especialmente, porque é uma área que tem se expandindo bastante, tem um lugar hoje, eu diria, de mesma importância que o ensino e a pesquisa. A atividade de extensão, quando ela é compartilhada, ela agrega, ela expande horizontes e mostra o papel da universidade em transformar a realidade. Nós temos, na Universidade Federal de Sergipe, um modelo que pode ser replicado para outras universidades em relação à escolha dos candidatos ao Grau de Mérito Universitário Especial em Artes e Cultura Popular e em Saberes e Fazeres, o espaço da orquestra sinfônica, o espaço das atividades que os professores desenvolvem nas comunidades, a integração hoje que a universidade tem com as comunidades rurais e com as comunidades urbanas, é algo impensável há dez, 15 anos”, destacou o vice-reitor.


O vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, não escondeu o orgulho por ter na palestra de abertura uma docente da UFS.
O vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, não escondeu o orgulho por ter na palestra de abertura uma docente da UFS.

Para ele, isso mostra uma visão estratégica que a universidade adotou no seu Plano de Desenvolvimento Institucional. “Seria para incorporar as ações de extensão no dia a dia, no fazer da universidade, na formação de profissionais dedicados a mudar a realidade dos municípios, das comunidades. É para isso que a Universidade Federal de Sergipe se propõe a trazer também para dentro dos seus espaços a comunidade, para que ela possa também nos dar subsídios, elementos de construção de uma sociedade melhor”, declarou Rosalvo. O evento prossegue nesta terça-feira, 23, na Universidade Federal de Sergipe.

Ascom UFS


Atualizado em: Ter, 23 de abril de 2024, 11:45
Notícias UFS