Sex, 06 de dezembro de 2019, 09:38

Campus Prof. Alberto Carvalho (UFS Itabaiana) tem seu primeiro Programa de Mestrado Acadêmico aprovado pela CAPES
Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (O resultado foi divulgado no último dia 26 de outubro de 2019).
Vista Panorâmica do Campus
Vista Panorâmica do Campus

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a abertura do primeiro Programa de Mestrado Acadêmico da UFS Itabaiana: Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (O resultado foi divulgado no último dia 26 de outubro de 2019).

O mestrado em Ciências Naturais englobará três linhas de pesquisas: (1) Saúde e Meio Ambiente, (2) Biodiversidade e Meio Ambiente e (3) Ensino de Ciências Naturais. Em linhas gerais, a área de Biodiversidade e Meio Ambiente agrupará projetos de pesquisas que visam o conhecimento da biodiversidade, a conservação de espécies ameaçadas de extinção, uso e ocupação de áreas, recuperação de ambientes degradados, estudo de espécies invasoras e problemas ambientais relacionados, principalmente, ao uso indiscriminado de agrotóxicos. Este último, faz uma ponte direta com a segunda área de concentração da nossa proposta, a área Saúde e Meio Ambiente. Esta área propõe compreender a participação das alterações ambientais, causados pelo uso indiscriminado de agentes químicos no Estado de Sergipe, particularmente, no Agreste de Itabaiana, e também no desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. Além disso, ela agrupa projetos de pesquisa que visam o desenvolvimento e aplicação de produtos naturais, obtidos na região do agreste sergipano, na melhoria da saúde humana e ambiental, como alternativa sustentável, voltadas para as afirmativas de educação em saúde e educação ambiental. Por fim, a área de Ensino de Ciências Naturais, agrupará professores de Biologia, Física, Educação, Química e Geografia, com projetos que visam estudar a formação docente em Ciências Naturais, campo que envolve diretamente aspectos da educação ambiental e educação em saúde, também abordado nas duas outras linhas de pesquisa do programa.

De acordo com o professor José Ronaldo, coordenador da proposta aprovada, o edital de seleção deverá ser lançado ainda no mês de dezembro de 2019. Existe a previsão de 20 vagas para ingresso


Atualizado em: Sex, 06 de dezembro de 2019, 09:42
Notícias UFS