Serviço Postal

A DIOPI (Divisão Operacional do Campus de Itabaiana) é o setor responsável pelo Serviço Postal do Campus, atividade realizada pelo contrato dos Correios, a exemplo o serviço de Malote e o Envio/Recebimento de correspondências/encomendas.

MALOTE (USO INTERNO)

O serviço de malote é destinado para o trâmite de documentos entre os Campi da UFS, mais diretamente entre o Campus Prof. Alberto Carvalho (Campus de Itabaiana) e o Campus Prof. José Aloísio de Campos (Campus de São Cristóvão).

Para o envio, o solicitante deve entregar os documentos em envelope fechado informando o setor de destino e o assunto/interessado do conteúdo no horário de funcionamento da COADI/DIOPI.

A periodicidade do malote abrange todos os dias (envio/recebimento), ao passo em que a DIOPI pode realizar a junta de documentos devido a disponibilidade das sacolas de malote, que ficam dividas entre o Campus de Itabaiana e o Campus de São Cristóvão.

CORRESPONDÊNCIAS / ENCOMENDAS (USO EXTERNO À UFS)

O envio de correspondência/encomenda deve ser solicitado via Ofício (Sistema SEI), especificando o destinatário, o remetente e o modalidade de envio. Como sugestão, o setor do campus pode reservar um processo no SEI com a finalidade exclusiva para utilização do serviço postal, cadastrando um novo ofício ao surgir demanda e logo em seguida tramitar à DIOPI, evitando assim cadastrar vários processos.

A correspondência deve ser embalada nos moldes solicitados pelos Correios, conforme orientações abaixo. O item entregue na sala da COADI/DIOPI no Bloco A (das 07h às 12h, 13h às 17h e 18h às 21h).

Algumas modalidades de envio:

1. Envelopes: simples (sem registro), registradas, registrada com AR, Sedex ou PAC.

Para enviar envelope, deve-se atentar que somente é permitido ser papel para o limite máximo de peso permitido que é de 500 gramas. Importante lembrar que o AR (Aviso de Recebimento) é um serviço adicional, tão logo fica a critério do solicitante informar se quer ou não.

Para preenchimento do envelope, os lados do remetente e destinatários devem ser observados:

2. Encomendas (caixas):  Sedex ou PAC.

Para enviar encomendas, as caixas devem ser embaladas (forradas), informando o remetente e destinatário. Deve-se seguir as orientações semelhantes ao item anterior, priorizando que os dados do remetente e destinatário fiquem em lados diferentes da caixa; Casos em que as etiquetas forem geradas automaticamente pelo destinatário como o caso de logística reversa, basta apenas imprimir e fixar na embalagem.

Será necessário, ainda, enviar a DECLARAÇÃO DE CONTEÚDO IMPRESSA E ASSINADA fisicamente junto com a encomenda, disponível  em formato editável em anexo no final da página. Tal Declaração deverá estar com todos os itens devidamente preenchidos, principalmente a Identificação dos bens (item, detalhamento do conteúdo, quantidade e valor).

ATENÇÃO:

PRAZO DE ATENDIMENTO: A (s) postagem da (s) correspondência (a) e/ou encomenda (s) serão realizadas no prazo mínimo de pelo menos um dia útil da entrega na DIOPI, estando sujeita à disponibilidade de veículo e motorista no Campus.

OBS: Importante frisar que a embalagem é um dos itens mais importantes no envio da encomenda, por isso deve-se escolher uma embalagem resistente, associada ao seu correto acondicionamento, o que proporciona segurança, proteção e integridade do conteúdo, desde o seu encaminhamento até a entrega.

OBS: O preenchimento do remetente e destinatário é um item obrigatório, e feito de maneira correta proporciona, consequentemente, uma entrega mais eficiente pelos Correios, evitando assim, atrasos, mal encaminhamentos ou até mesmo devolução ao remetente. Caso seja destinado à alguma instituição (a exemplo de outra universidade), deve-se ser colocado o nome da instituição, setor e nome da pessoa (caso seja necessário) a receber.

Em casos de dúvidas, procurar a DIOPI localizada no Bloco A do Campus de Itabaiana e atende pelo telefone (79) 3432-8206 e pelo E-mail institucional: diopi@academico.ufs.br.

Formulário_Declaração de Conteúdo _Encomendas