Seg, 06 de novembro de 2017, 12:12

ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS
30/11 e 01/12 de 2017 - Itabaiana/SE
Apresentação
Apresentação

O Programa de Pós-Graduação de Letras Profissional em Rede (PROFLETRAS-Unidade de Itabaiana/UFS) promove o Encontro Nacional de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, com o objetivo de divulgar e promover reflexões sobre diferentes metologias de ensino de leitura, escrita, produção e interpretação de textos em língua portuguesa para a Educação Básica. Esta edição vai oferecer aos professores e pesquisadores participantes oficinas de leitura pela ótica da linguística textual e de literatura infantojuvenil, com abordagens práticas ministradas pelos professores que fazem parte da REDE PROFLETRAS, Valdinar Custódio Filho, da Unidade de Fortaleza - Universidade Federal do Ceará, e Georgina Martins, da Unidade do Rio de Janeiro - Universidade Federal do Rio de Janeiro. O evento é aberto a pesquisadores de programas de Pós-Graduação da área de Letras, Educação e Ensino, a doutores, a mestres, a professores e a graduandos de Letras e Educação. Esta primeira edição terá 60 vagas para comunicações e 60 para ouvintes. Todas as inscrições serão feitas por meio do e-mail do evento.

EMENTA: Os desafios para renovarmos o ensino de Língua Portuguesa são constantes. As novas tecnologias digitais e o mundo on-line nos convidam a atualizarmos nossas práticas com base em novas experiências de produção de conhecimento compartilhado. A partir desse contexto, receberemos propostas de trabalhos voltados para a aprendizagem multimodal com paradigmas metodológicos próprios para o ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas, propostas de leitura e de produção de textos, abordagens sobre formação de leitor, ensino de leitura literária, ensino de literatura infantojuvenil, entre outras atividades próprias para a Educação Básica. Ressalta-se também o uso das novas tecnologias como um dos caminhos de intervenção pedagógica para a dinamização dos processos de ensino diante de leitores digitais e das bibliotecas virtuais compostas dos vários gêneros textuais híbridos.

As inscrições são GRATUITAS via e-mail do evento: encontroprofletrasufs@gmail.com

Prazos: com comunicação até dia 20/11; para ouvintes de 21 a 25/11

Número de vagas para comunicações: 60

Número de vagas para ouvintes: 60

Certificados: O evento fornecerá certificado de 20 horas aos ouvintes e de apresentação aos pesquisadores que apresentarem comunicação.

INSCRIÇÃO:

Há duas modalidades de inscrição:

1 - com apresentação de trabalho: devem realizadas via e-mail, entre 20 de outubro a 20 de novembro de 2017. Podem se inscrever para apresentar trabalhos apenas mestres, doutores e pós-graduandos: mestrandos e doutorandos.

2 - para ouvinte: o pedido de inscrição deve ser realizado via e-mail, entre 21 e 25 de novembro de 2017. Podem se inscrever graduandos de Letras e Educação, professores de português, pós-graduandos.

Critérios para seleção de comunicações:

Cada pesquisador só poderá apresentar um trabalho como autor ou coautor (somente como prof. Dr. orientador). Na seleção, serão aceitas as propostas de comunicação que estejam:

a) fundamentadas teoricamente e respeitem a estrutura de um trabalho científico: introdução, campo teórico, análises do corpus e considerações finais.

b) adequadas aos temas do evento: leitura, formação do leitor, ensino de Língua Portuguesa e ensino de literatura; e literatura infantojuvenil.

c) pautadas pelo ineditismo e sem plágio de trabalhos anteriores (resumos e textos já publicados em outros eventos serão descartados pelo Conselho Editorial).

O certificado de apresentação será enviado no formato PDF apenas ao(s) autor(es) que comparecerem. Não será permitida a apresentação de trabalho por terceiro.

Critérios acadêmicos e normas para publicação do trabalho:

a) o texto deve ser aprovado pelo Conselho Editorial, com os seguintes critérios: respeitar a nova ortografia de Língua Portuguesa; ter fundamentação teórica e estrutura de um trabalho científico: apresentação, aportes teóricos, desenvolvimento/análise, considerações finais e referências bibliográficas atualizadas.

b) a revisão de língua portuguesa é obrigatória e de ser ser feita por um profissional, quando recomendada pelo parecerista.

Projeto de publicação dos trabalhos apresentados (adesão optativa):

a) EBOOK – ENSINO DE PORTUGUÊS E LITERATURA: práticas e métodos multimodais. Esse livro será composto pelos textos selecionados. Os autores convidados deverão arcar com as despesas de revisão, editoração e impressão que serão divididas entre os interessados. Prazo para envio entre 05/12 e 15/12/2017. Colobaração de R$ 50,00 (ciquenta reais).

Como efetivar sua inscrição:

Para apresentação de comunicação com envio de resumo: de 20/10 a 20/11/2017

Atenção: só será aceita uma proposta por autor ou coautor e deve ser voltada SOMENTE para o ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas.

Temas aceitos: práticas de ensino de gramática de língua portuguesa; popostas pedagógicas ou metodológicas de ensino de leitura e de produção de textos; abordagens sobre formação de leitor; ensino de leitura literária; ensino de literatura infantojuvenil.

Envie sua proposta de comunicação com resumo para o e-mail: encontroprofletrasufs@gmail.com no formato do modelo de resumo (WORD).

Obs.: Somente após a aprovação do seu resumo será enviado um email de aceite.

1 – Modelo de resumo: (Formato doc, mínimo de 5 linhas e máximo de 8 linhas, fonte arial, tamanho 10, espaço simples)

Formato da página:

Margens da folha A4: superior 3 cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm.

Título: todo em maiúsculas: O ensino de literatura e questões afrobrasileiras

Autor: com vínculo institucional e sua titulação de professor ou especificação do curso em andamento: Maria Cristina Neves (Mestranda/Profletras/UFS).

Resumo: O resumo deve ser bem objetivo, claro e direto. Faça um panorama de sua comunicação com tema, objetivo, recorte teórico, metodologia, corpus com dados da pesquisa de campo, ou obra analisada. Dê relevância ao seu objetivo e ao campo teórico que será usado para chegar aos resultados desejados.

Palavras-chave: (até 3 palavras).

2 – Modelo e prazo para o envio de textos completos (somente para quem aderir ao formato de e-book): de 05 a 15/12/2017

Formato:

A configuração da página para os trabalhos completos deverá seguir o seguinte padrão:

Margens da folha A4: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm.

Formato doc, em Word, fonte Arial 12, espaço 1,5.

O texto deve ter no mínimo 10 (dez) páginas e no máximo 12 (doze) páginas, incluindo referências. Você deve seguir as seguintes orientações:
Título: centralizado em caixa alta (maiúsculas)
Autor: do lado direito com vínculo institucional (não precisa de titulação para o artigo final).
Exemplo: Maria Cristina Neves (UFS)

Incluir o resumo na versão do texto final (até 5 a 8 linhas).

Citações acima de três linhas devem ser destacadas do corpo do texto, obedecendo ao recuo de quatro centímetros da margem esquerda, sem aspas, com fonte menor (10) que a do texto e espaço simples entre linhas.

As notas bibliográficas devem ser incluídas no corpo do texto, de forma reduzida, indicando-se o nome do autor, ano da publicação e página, ex: (ZILBERMAN, 2014, p. 05).

Notas explicativas: apenas as essenciais com comentários relevantes.

As referências devem ser colocadas ao final do texto, de acordo com as normas da ABNT, contendo apenas os textos efetivamente mencionados no texto.

A revisão do texto é da responsabilidade do autor. A revisão que será feita é apenas de ajuste de língua. Textos com muitos erros de grafia, concordância, regência e pontuação não serão aceitos.

É obrigatório o respeito à formatação do artigo conforme esta chamada. Textos fora das normas não serão aceitos.

3 – Para se inscrever como ouvinte (inscrições gratuitas)

Público: estudantes (graduandos e pós-graduandos) e professores da área de Letras e Educação deverão enviar um e-mail:

encontroprofletrasufs@gmail.com com seus dados:

NOME:

VÍNCULO: curso em andamento ou local de trabalho

CPF:

ENDEREÇO

E-MAIL:

FONE:

Serão aceitas apenas as 60 primeiras inscrições.

Prazo: até 20/11.

OBS: A participação só será efetivada após a confirmação por e-mail, que será seu comprovante de participação. A homologação dependerá do número de vagas para ouvinte.

Contatos e informações:

Nossa página: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/departamento/portal.jsf?id=858

E-mail oficial do evento: encontroprofletrasufs@gmail.com

Secretária do Programa: profletasita@gmail.com


Atualizado em: Seg, 06 de novembro de 2017, 12:17
Notícias UFS