Ter, 16 de março de 2021, 15:12

UFS de Itabaiana continua produzindo álcool 70% para combate ao Coronavírus
O Campus já distribuiu mais de 13.000 L a instituições e secretarias municipais

Estamos vivendo um período muito conturbado e muito difícil por causa de todos os transtornos trazidos pela pandemia do Coronavírus. Muitos alertas e orientações de prevenções têm sido veiculados tentando conter a propagação dessa doença. O uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos são os principais meios de proteção utilizados.

Desde o início da pandemia da COVID-19, a Universidade Federal de Sergipe tem colaborado com ações sociais no combate à doença. O Campus Prof. Alberto Carvalho também está colaborando com essas ações. Já foram distribuídos mais de 13.000 L de álcool glicerinado 70% para instituições sociais como asilos, creches, casas de acolhimento e quilombos. Também foram assistidas a Polícia militar e as Secretarias de Saúde dos municípios de Itabaiana, Malhador, Areia Branca, Simão Dias, Frei Paulo, Pedra Mole, Campo do Brito, Porto da Folha, Santo Amaro, Propriá, Carira e Ribeirópolis.

Todo esse trabalho está sendo desenvolvido como parte do projeto de extensão coordenado pelos docentes José Ronaldo dos Santos, do Departamento de Biociências; Valéria Priscila de Barros, Renata Cristina Kiatkoski Kaminski e Luciano Evangelista Fraga, do Departamento de Química; Silvânio Silvério Lopes da Costa, do Mestrado de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos, além de alunos da graduação e do Mestrado em Ciências Naturais.
A realização desse projeto só está sendo possível graças às parcerias da Universidade Federal de Sergipe com a Prefeitura Municipal de Itabaiana e o Ministério Público do Trabalho que doaram os insumos necessários à produção.
“Semanas atrás o Campus recebeu mais 2.000 L de insumos do Ministério Público do Trabalho para a produção de mais álcool 70%, que será distribuído para os municípios circunvizinhos.”, esclarece o Prof. Dr. José Ronaldo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais.

A união de recursos, cooperação e ação conjunta é essencial nesse momento. Estamos numa situação em que é preciso a contribuição entre todos que podem somar. O Campus de Itabaiana demonstra a sua empatia e a capacidade técnica de seu corpo docente e discente ao contribuir para produção e doação de materiais tão necessários à proteção social.

Docentes e discentes da UFS se unem na produção de álcool 70%
Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 10:56