Sex, 14 de maio de 2021, 09:40

UFS e Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana elaboram boletins epidemiológicos da Covid-19
Trabalho orienta as ações de combate à pandemia no município

O Prof. José Ronaldo dos Santos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais, em conjunto com uma equipe técnica que reúne membros da Universidade Federal de Sergipe e representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana têm elaborado periodicamente boletins epidemiológicos que auxiliam no combate à pandemia em que vivemos.

"A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Estima-se que 80% dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos e que em 20% dos casos pode haver necessidade de atendimento hospitalar, sendo que destes, 5% pode apresentar necessidade de suporte ventilatório (respiraçãomecânica). Os sintomas mais comuns causados pela COVID-19 são tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade de respirar, podendo se agravar a uma pneumonia severa. O vírus pode ser transmitido através do contato com uma pessoa infectada, seja pelo toque do aperto de mão, por gotículas de saliva, espirro ou tosse, além de contato com superfícies contaminadas (maçaneta de porta, celular, móveis etc.)

No Estado de Sergipe o primeiro caso foi registrado no dia 14 de março de 2020, enquanto que no município de Itabaiana, o primeiro caso foi confirmado no dia 04 de abril de 2020.

Diante do crescente número de casos, é plausível destacar a importância de políticas de educação em saúde adotadas pela secretaria de saúde do município de Itabaiana-SE, sendo estas medidas de enfrentamento fundamentais para minimizar a disseminação do novo coronavírus. Adicionalmente, destaca-se a realização de testes como mecanismo ideal para o diagnóstico e auxílio na tomada de decisões em gestão e saúde.

Na busca de estratégias para conter o avanço do COVID-19 no município, e tornar o número de registros de fácil entendimento para a população, esse boletim técnico tem como objetivo traçar perfis diagnósticos e fazer projeções estatísticas do número de ocorrências registrados pela secretaria municipal de saúde, para que possa servir de subsídio para a tomada de decisão por gestores e comunidade, no enfrentamento à pandemia."

Boletim Epidemiológico Nº 01/2020

Sabendo da importância destas informações, disponibilizamos na página do Campus os Boletins Epidemiológicos da cidade de Itabaiana já elaborados pela equipe para auxiliar no monitoramento da COVID-19 em nosso município: http://itabaiana.ufs.br/pagina/22659


Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 10:51
Notícias UFS