Qui, 12 de agosto de 2021, 15:50

Campus Professor Alberto Carvalho comemora 15 Anos
Conheça um pouco da história e importância do Campus de Itabaiana
Whatsapp image 2021 08 12 at 15.57.35

Há 15 anos, nascia o primeiro Campus da UFS oriundo do processo de interiorização da Universidade Federal de Sergipe. Mais precisamente, em 14 de agosto de 2006, iniciávamos as atividades no Campus Prof. Alberto Carvalho.

Quem já morava na cidade de Itabaiana sabe que todo esse desejo de ser UFS nasceu bem antes pelas ruas e principalmente nas escolas do município. Foi muita esperança e muitas assinaturas coletadas em prol da acolhida da Universidade Federal por Itabaiana.

Mas compensou toda expectativa e esperança. Enfim, nasceu o nosso Campus.

Como as instalações a serem utilizadas eram do CAIC da cidade, passamos por algumas adaptações no início. Eram grandes os desafios, mas todos estávamos felizes em construir uma nova etapa do crescimento da UFS. Discentes, professores, técnicos e colaboradores. Todos com um objetivo e com um horizonte: fazer o melhor em nossas atividades para que o Campus pudesse crescer em conjunto com esse grupo.

Começamos com dez núcleos, 7 licenciaturas: Ciências Biológicas, Física, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Química; e 3 bacharelados: Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação.

Com o tempo os núcleos se tornaram departamentos e fomos crescendo em números. Novas ampliações tiveram que acontecer: biblioteca, Bloco D, NIPPEC, passarelas, entre outras. Conquistamos nossos primeiros programas de pós-graduação: PROFLETRAS e PROFMAT.

E todas essas conquistas impactaram visivelmente na sociedade itabaianense. Itabaiana ganhou mais vida, mais pessoas, mais carros de outros estados. Formaram-se novos bairros, pessoas se mudaram para a cidade. O desenvolvimento da sociedade e do comércio possibilitou o surgimento de shopping na cidade!

O fato é que depois do Campus da UFS de Itabaiana, o município nunca mais foi o mesmo. E nem a UFS também.

E o nosso Campus não para de crescer. Recentemente conquistamos o primeiro mestrado acadêmico de Itabaiana: o PPGCN, mestrado em Ciências Naturais de Itabaiana. Também tivemos a construção de um refeitório, que embora nunca utilizado por causa da pandemia, será de grande auxílio aos alunos quando as aulas retornarem.

E por tudo isso, merecemos parabéns! Não só o Campus de Itabaiana e todos que participaram do seu crescimento, sejam alunos, servidores ou colaboradores, mas também a comunidade itabaianense em si. Porque todos de alguma forma ainda participam do seu crescimento.

Parabéns ao Campus Prof. Alberto Carvalho! Parabéns a Itabaiana por receber e sempre contribuir com o desenvolvimento da nossa UFS.

Atualizado em: Seg, 13 de setembro de 2021, 16:49