Ter, 21 de setembro de 2021, 14:06

Egresso do Grupo PET-Geografia do Campus Prof. Alberto Carvalho/UFS conquista bolsa/CNPq de Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (USP)
Jovem doutor foi selecionado para a única bolsa de Pós-doutorado destinada à área de Geografia Humana para todo Brasil
Alyson Fernando Alves Ribeiro demonstra a força e o potencial dos egressos do Campus Prof. Alberto Carvalho e a importância dos programas institucionais da Universidade Federal de Sergipe

O Brasil perpassa por uma eutanásia na produção científica. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vivencia um momento de desmonte estrutural. Só pagará bolsas a 396 dos 3080 dos doutorados e pós-doutorados que foram aprovados para 2021. Isso significa que só 13% dos projetos – de pesquisa aptos a receber bolsas – de fato receberão.

Mesmo diante deste cenário que endossa a situação precária do financiamento à pesquisa no Brasil, o estudante, recém doutor, egresso do Grupo PET-Geografia(DGEI-UFS), conquista a única bolsa de Pós-doutorado, destinada à área de Geografia Humana para todo Brasil .

Alyson Fernando Alves Ribeiro, 33 anos, se formou em licenciatura na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Prof. Alberto Carvalho, realizou o curso de mestrado na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), finalizou o doutorado no ano de 2020 pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFS), na modalidade sanduíche, com estágio doutoral na Universidad de Alicante (Espanha). O título de doutor, ainda inclui, intercâmbio acadêmico, realizado em 2017, na Universidad Autónoma do México (UAM), com bolsa de estudo de excelência da Secretaria de Relações Exteriores do Governo do México (SRE-MEX) para pesquisadores estrangeiros.

O jovem doutor realizou iniciação científica na primeira turma de bolsista do Grupo Pet-Geografia do Campus Alberto Carvalho, no ano de 2009, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Josefa Lisboa Santos. Atualmente é integrante do Grupo Laboratório de Estudos Territoriais do Programa de Pós-Graduação da UFS (LATER-PPGEO/UFS).

A pesquisa a ser desenvolvida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com o título, Território Ambiente e Políticas Públicas: Projeto “Regulariza Amazônia” cooperação bilateral Brasil- União Europeia para a governança fundiária, terá como supervisor o Prof. Dr. Hervé Thery (PPGH-USP), com estágio pós-doutoral na França no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS): maior órgão público de pesquisa científica da França e uma das mais importantes instituições de pesquisa do mundo.

Recentemente, a USP (Universidade de São Paulo) foi considerada a melhor universidade da América Latina de acordo com o ranking THE (Times Higher Education). A revista britânica responsável pela divulgação das informações é considerada um dos mais importantes ranqueamentos do mundo.

Este cenário e a conquista da bolsa demostram a força e o legado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe e do Grupo PET-Geografia do Campus Alberto Carvalho, como referência científica de produção de conhecimento e formação de professores/pesquisadores.

Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 10:42