Ter, 21 de setembro de 2021, 20:58

Instituições unidas celebram o dia da árvore
Plantio de árvores é realizado no Campus Prof. Alberto Carvalho

Dia 21 de setembro: Dia da árvore.

A data traz reflexões sobre a importância da preservação ambiental para a conservação da vida no planeta Terra.

Num contexto de constantes desmatamentos, queimadas e agressões ao meio ambiente, é preciso parar para observar o rumo que a humanidade está seguindo e aonde levarão as consequências de tais atos. Se a humanidade não adquirir consciência da vital importância da natureza para a vida humana, ela própria entrará em extinção. Enquanto o ser humano não se reconhecer como parte integrante do meio ambiente e perceber que há um equilíbrio natural que deve ser respeitado, o próprio ser sofrerá com essa falta de respeito, com esse egoísmo, com essa postura do lucro acima de tudo. A humanidade precisa de empatia.

Com esse pensamento, o Campus Prof. Alberto Carvalho tem primado pela preservação ambiental desde seu início. Na verdade, a Universidade Federal de Sergipe já chegou à Itabaiana plantando árvores. Boa parte das árvores existentes no Campus foram plantadas nos anos iniciais.

E hoje, 21 de setembro de 2021, o Campus de Itabaiana/UFS, em parceria com a Prefeitura Municipal, a DESO e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com apoio técnico da equipe de manutenção interna e INFRAUS, realizou o plantio simbólico de 5 mudas de árvores na calçada do Campus. Nos próximos dias serão plantadas mais 20 mudas ao longo do calçamento do Campus.

Estiveram presentes na cerimônia os diretores do Campus, Prof. Dr. Victor Sarmento e Prof.ª Dr.ª Joelma Vilar; o vice-reitor, Rosalvo Ferreira; o chefe do Departamento de Gestão Ambiental, Prof. Dr. Genésio Tâmara; o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa; o Coordenador de Educação Ambiental/Deso, Jorge Silva; a secretária municipal de Meio Ambiente, Edilene Barros; além de outras pessoas que contribuíram para a realização do projeto.

Que essa união de instituições e grupos em prol da preservação do verde realizada hoje se torne uma rotina e sirva de exemplo não só à sociedade, mas ao ser humano. Que haja mais consciência e respeito ao meio ambiente. Que as mudas boas plantadas aqui e no interior de cada um cresçam em lindas árvores, propagadoras de momentos de sombras, descansos e alívios para nossos dias muitas vezes tão cansativos e turbulentos.

Queremos agradecer imensamente a toda equipe técnica e de manutenção do Campus/UFS, da INFRAUS, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da prefeitura de Itabaiana. Sem vocês a realização desse projeto não seria possível.

Somos gratos também à Secretaria Municipal do Meio Ambiente pela bela e nobre parceria.


Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 10:42
Notícias UFS