Sáb, 20 de novembro de 2021, 20:02

VII Semana Acadêmica
Atividades no Campus de Itabaiana acontecerão de 22 a 24 de novembro

Com o tema “Os desafios da Educação Superior no pós-pandemia”, ocorre de 20 a 24 de novembro a sétima edição da Semana Acadêmico-Cultural (Semac) da Universidade Federal de Sergipe.

O evento tem como objetivo integrar, articular e socializar a produção do conhecimento, o ensino, a extensão, a inovação, a arte e a cultura para efetivamente construir uma universidade solidária, ancorada na realidade social.

Remoto e presencial

Todos os eventos científicos e culturais promovidos pelas unidades acadêmicas e administrativas durante a Semac ocorrerão de forma remota, e alguns de forma presencial.

Honoris causa

O primeiro evento que a Semac englobará, antes mesmo da cerimônia de abertura oficial, será a entrega do título de Doutor Honoris Causa a Severo D’Acelino, por sua atuação na luta antirracista.

A entrega ocorre no Auditório da Reitoria, no dia 20 de novembro — dia da Consciência Negra. A cerimônia poderá ser acompanhada de forma remota pela pela TV UFS. O título de Doutor Honoris Causa foi concedido a Severo D’Acelino pelo Conselho Universitário (Consu) em 2019.

Pesquisa & Extensão

Na Semac ocorrem também as apresentações orais dos Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Na noite de 23 de novembro será feita a entrega do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica da UFS, iniciativa que tem por objetivo incentivar alunos de IC, remunerados ou voluntários, que se destacaram sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final e da sua comunicação oral.

Extensão e Observatórios Sociais

Outro ponto de destaque na programação é o 8º Encontro de Iniciação de Extensão (EIX), que inclui diversas atividades de Extensão, além da entrega de certificação aos Projetos de Destaque em Extensão, a ocorrer no dia 24.

Também estão previstos dois paineis de discussão organizados pelos Observatórios Sociais da UFS, na manhã do último dia do evento. O primeiro tratará do Censo 2021, e o segundo da violência contra a mulher durante o período de Pandemia.

Atividade integradora

Em sua sétima edição, a Semana Acadêmico-Cultural da UFS (Semac) foi institucionalizada pela resolução nº 12/2018/Conepe como “atividade integradora de formação”. Este ano, a organização da Semac está por conta das equipes dos Observatórios Sociais da UFS em parceria com Cinttec, Posgrap, Cori e Proex.

Inscrições clique aqui!

Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 10:41