Seg, 27 de dezembro de 2021, 10:50

Defesa da primeira dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN)
Defesa aconteceu em 17 de Dezembro de 2021
Mestrando Mateus Matos Ferreira
Mestrando Mateus Matos Ferreira

Na última sexta-feira, dia 17 de dezembro, às 15h, ocorreu a primeira defesa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN). O trabalho teve como título “Políticas públicas para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no município de Itabaiana, Sergipe”, e foi desenvolvido pelo mestrando Mateus Matos Ferreira, da primeira turma de mestrado.

O PPGCN foi o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu criado no Campus Professor Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe, em Itabaiana, no final do ano de 2019. Esse programa interdisciplinar nasceu com o objetivo principal de promover a formação complementar dos discentes e pesquisadores da nossa região, uma importante função social de um campus do interior, como aponta o Dr. Marcos Vinicius Meiado, professor de Departamento de Biociências e orientador da pesquisa.

O objetivo principal desta dissertação de mestrado foi avaliar as políticas públicas que asseguram a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Itabaiana, identificando as áreas priorizadas através das análises das ações e políticas públicas desenvolvidas pela gestão municipal entre os anos de 2016 e 2020, bem como direcionando suas futuras ações.

De acordo com o professor Marcos Meiado: “Pesquisas como esta, que estejam focadas na facilitação e no desenvolvimento de instrumentos que auxiliem e potencializem a gestão do município de Itabaiana nas mais diversas áreas serão cada vez mais frequentes com a criação do PPGCN”.

Para o mestrando que desenvolveu a dissertação de mestrado: “O mais interessante desta pesquisa para mim, em relação a Agenda 2030, é que foi possível territorializar e trazer para Itabaiana uma perspectiva global de Desenvolvimento Sustentável, adaptando essa agenda à nossa realidade. Territorializar esse tema é o primeiro passo para a redução da desigualdade. Esse também é o papel de um programa de pós-graduação, ainda mais se tratando de um programa de pós-graduação interdisciplinas, que possibilita essas discussões que envolvem as temáticas socioambientais.

Sobre o fato da primeira dissertação de mestrado do PPGCN ser uma pesquisa desenvolvida em Itabaiana, o mestrando Mateus Matos completou: “Enquanto itabaianense, ceboleiro e serrano, é muito gratificante para mim desenvolver uma pesquisa que seja útil para a nossa população local. Muitas vezes, somos mal compreendidos no cenário estadual por sermos bairristas, mas as questões socioambientais, e a minha pesquisa não está distante disso, acabam se tornando muito mais estimulante quando a gente tem uma relação de envolvimento real com o local da nossa pesquisa, o que representa para mim uma relação de aproximação e pertencimento. É bastante gratificante ser o autor da primeira dissertação de mestrado defendida com resultados de uma pesquisa desenvolvida no município de Itabaiana. Eu espero que esse trabalho sirva de exemplo e incentivo para que outros pesquisadores reconheçam que se faz pesquisa de qualidade no nosso programa.”

Contatos:

Prof. Dr. Marcos Vinicius Meiado (meiado@ufs.br)

Departamento de Biociências – UFS Itabaiana

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7578950823950448

Mateus Matos Ferreira (mateus.biologiaufs@gmail.com)

Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais – UFS Itabaiana

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3605433515560569


Objetivos de desenvolvimento sustentável
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 10:38
Notícias UFS