Numa ação conjunta entre os setores administrativos da UFS, a Divisão de Patrimônio (DIPATRI) em parceria com a Secretaria Operacional (SAOP) do Campus de Itabaiana organizaram o Edital de desfazimento de bens Nº 01/2021/DIPATRI. Esse documento possibilitou a doação de materiais considerados como inservíveis e classificados como antieconômicos e irrecuperáveis.
O acúmulo de bens inservíveis no Campus de Itabaiana já se apresentava como um problema acerca de dez anos. Havia recolhimentos escassos e parciais que não possibilitavam a liberação de espaços para outros fins. “Sempre recolhiam uma pequena quantidade por falta de espaço no galpão do Campus de São Cristóvão. A solução dada foi a realização do edital de desfazimento dos bens inservíveis para doação, que serviria para liberar espaço nos galpões e nos campis da UFS”, informou Everton Cabral Moreira, chefe da Secretaria Operacional do Campus de Itabaiana.
No último dia 21 de dezembro, a cooperativa ganhadora do edital de desfazimento compareceu ao Campus de Itabaiana para a retirada dos bens.
Perguntado qual foi a maior dificuldade nesse processo, o chefe da SAOP declarou que “foi um processo complexo; primeiro foi feito contato com todos os setores e departamentos do Campus para a elaboração de uma lista com os bens inservíveis e as fotos, para que o material fosse anexado ao processo do edital. Depois foi realizada a avaliação dos bens inservíveis e tivemos a ajuda e orientação de Marcos Soares de Lima, chefe do DIPATRI”, relatou Éverton.
Ainda segundo ele “a parte mais trabalhosa foi a de juntar todos os bens em um único lugar para a retirada pela cooperativa, que veio buscar todos os bens”.
Vale salientar que toda essa ação só foi possível com a colaboração de todos os envolvidos: desde a parte da reitoria e direção do Campus de Itabaiana até os servidores e colaboradores terceirizados de departamentos e de setores como a Divisão de Patrimônio, Secretaria Operacional e Secretaria Administrativo-Diretiva do Campus de Itabaiana.