Sex, 07 de janeiro de 2022, 17:35

Campus de Itabaiana realizou a Primeira Olimpíada de Biologia de Itabaiana (OBITA)
Olimpíada aconteceu juntamente com a parceria de várias escolas de Sergipe
Whatsapp image 2022 01 07 at 13.46.08  1

No dia 23 de dezembro de 2021 foram conhecidos os medalhistas da OBITA (Olimpíada de Biologia de Itabaiana) realizada pela primeira vez por universitários do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Todo o trabalho de produção das questões foi coordenado pelo Prof. Ricardo Santos do Carmo, professor e pesquisador do Departamento de Biociências da UFS, com atuação nas áreas de educação científica e evolução biológica.

Para o professor Ricardo S. do Carmo, “elaborar questões inéditas faz o estudante de licenciatura considerar que uma avaliação educacional precisa de critérios, ou seja, selecionar os conteúdos importantes, as exigências cognitivas de cada questão (facilidade e dificuldade), se a questão está apta ao acerto por proficiência do aluno e não por chute, se a escrita da questão está clara e objetiva, se o texto da questão é contexto mesmo ou apenas pretexto, entre outros critérios destacados nos artigos científicos da literatura”.

Nesse sentido, antes de elaborar as questões dos cadernos de prova, os universitários do curso de Biologia e professores das escolas públicas participaram de um curso específico para aprender como utilizar um texto científico ou de divulgação científica e fazer uma recontextualização didática para uso dentro de uma questão. Os professores Marize Santiago (Colégio Estadual Dr. Airton Teles), Wedna Machado (Colégio Estadual Murilo Braga) e Marcus Noronha (Colégio Estadual Eduardo Silveira) tiveram a experiência do curso de elaboração de questões em razão de terem sido selecionados para atuarem como supervisores do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). O curso de extensão foi ministrado pelo professor Ricardo do Carmo, que também é coordenador do PIBID para a área de Biologia.

O PIBID é um programa federal voltado para a formação de professores. “Está claro que o valor do PIBID está em aprofundar a formação universitária, na medida em que articula os assuntos aprendidos nas aulas com propostas de uso didático nas escolas, bem como adiciona uma camada de conhecimentos mais específicos sobre conteúdos, análise do discurso, métodos da pesquisa científica, fidedignidade pública da ciência, integridade ética da pesquisa, as fakes news na ciência”, destacou o professor Ricardo do Carmo, ao esclarecer sobre os objetivos do projeto de Biologia no PIBID.

Por isso mesmo, a OBITA colocou os estudantes das escolas públicas de Sergipe para responder questões sobre vacinas, COVID-19, infecção por vírus, antibióticos, aquecimento global, além de questões tradicionais sobre fisiologia humana, doenças relacionadas à falta de saneamento básico e questões de interpretação. As questões, conforme o curso ministrado, obedeceram aos critérios do conhecido exame nacional, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e do Exame Internacional PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que faz uma avaliação comparativa da educação no mundo.

A Olimpíada de Biologia contou com a participação de quase 400 estudantes inscritos a partir de diferentes escolas de diversos municípios de Sergipe. A Olimpíada recebeu apoio de conhecidos colégios de Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro, como o Colégio Estadual Murilo Braga e o Centro de Excelência Governador Seixas Dória. Além disso, houve a participação de colégios de outras regiões do estado, a exemplo da mesorregião sergipana, como o Centro de Excelência Governador Lourival Baptista, e do Sul de Sergipe, a exemplo do Colégio Estadual Jessé Fontes, localizado na cidade de Pedrinhas.

A propósito, é do Colégio Jessé Fontes a primeira colocada na Olimpíada de Biologia, a aluna Lívia Andrade Santos, por ter conquistado a maior pontuação, tanto na primeira fase quanto na segunda fase entre os quase 400 participantes de todo o estado de Sergipe. O segundo e terceiro lugar foram conquistados por alunos do Colégio Murilo Braga: a aluna Evelyn de Jesus Silva conquistou a segunda melhor colocação enquanto Vinicius Resende Oliveira conquistou o terceiro melhor resultado na I OBITA, sendo o único aluno entre os dez mais bem colocados. Vale ressaltar que as dez primeiras colocações foram majoritariamente conquistadas por alunas.

A premiação dos melhores colocados na I OBITA foi garantida por meio de doações graças ao empenho da equipe do PIBID, ao passo em que Lívia Andrade será contemplada um Smartphone; Evelyn Silva, um Headphone; e Vinícius Resende, uma Caixa de Som com Bluetooth. Também haverá medalhas e certificados de menção honrosa pela UFS para os dez finalistas. Os prêmios serão entregues em mãos durante o evento de encerramento das ações do PIBID na UFS.

Portanto, como parte das ações do PIBID na área de Biologia, a OBITA agregou escolas públicas de algumas regiões de Sergipe através do engajamento de vários professores. Como agradecimentos, devem ser ressaltadas a UFS e a SEDUC, através do Núcleo de Integração UFS e Educação Básica (Niueb). Nas palavras do professor e coordenador Ricardo do Carmo, “a Olimpíada de Biologia deu certo porque os professores participaram nas duas pontas: de um lado, professores vinculados ao PIBID como supervisores fizeram o trabalho de corrigir as questões; por outro lado, os professores das escolas auxiliaram os estudantes nas inscrições, reservaram sala com computador e consideraram a pontuação como nota no boletim escolar. É óbvio, mas importante dizer, os estudantes valorizaram nosso trabalho quando se inscreveram e responderam as questões. Então, fico orgulhoso da equipe do PIBID e satisfeito com o resultado”.

O resultado completo da Olimpíada de Biologia de Itabaiana está disponível no link abaixo.

Whatsapp image 2022 01 07 at 13.46.08
Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 10:37