Qua, 20 de abril de 2022, 15:17

Setor de Acessibilidade da Biblioteca do Campus Prof. Alberto Carvalho recebe acervo de obras em braile e áudio livros acessíveis em MP3
Ações podem ser acompanhadas na Sala de Acessibilidade e de Inclusão localizada na BICAMPI

A Biblioteca do Campus Prof. Alberto Carvalho (BICAMPI) - órgão suplementar setorial, integrante do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe, localizada em Itabaiana/SE. Recebeu nos últimos anos um acervo de obras literárias em Braille e áudio livros acessíveis, fruto da parceria com a Fundação Dorina Nowill Para Cegos. As obras somam-se aos títulos em tinta.

A chegada dos equipamentos de tecnologia acessível à Sala de Acessibilidade e de Inclusão, bem como a formação técnica do Transcritor de Sistema Braille, José Nilson Andrade dos Santos, visa contribuir para a evolução do setor com possibilidades diversas a comunidade acadêmica do campus, com ênfase aos departamentos de licenciatura e seus respectivos discentes.

O setor de acessibilidade da BICAMPI já foi sede de cursos, como, por exemplo, o curso Educação inclusiva com ênfase na deficiência visual e braille, atendendo a mais de 300 alunos em 2019. O transcritor de Sistema Braille Nilson Andrade destaca que serão apresentados novos projetos ao longo do ano que contemplará ações no ensino, pesquisa e extensão. Tais projetos podem somar-se as atividades acadêmicas, principalmente nos cursos de licenciaturas.

Acessibilidade 2

OBJETIVOS

Promover e facilitar o acesso a informação acadêmica aos discentes com necessidades especiais, bem como apoiar o ensino, pesquisa e extensão.

PRODUTOS E SERVIÇOS

• Coleção de obras literárias impressas em Braille;
  • Impressão braille;
  • Disponibilização de computador com softwares acessíveis (DOSVOX, NVDA e CÂMERA MOUSE);
  • Escaneamento e conversão de texto impresso em tinta para formato digital;
  • Apoio em cursos, palestras e ações de extensão nas áreas: Acessibilidade, Inclusão e Braille.

Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 10:29