Qua, 11 de maio de 2022, 10:40

Alunos de Letras do campus de Itabaiana realizam mostra de literatura popular na França
Apresentação ocorreu dentro de evento do Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos (Cimeep), de 28 a 30/3

Três alunos do Departamento de Letras (DLI) do Campus de Itabaiana realizaram na França, sob orientação da professora Christina Ramalho, uma Mostra de folhetos de Cordel Épico. O evento ocorreu na Universidade de Poitiers, de 28 a 30 de março.

Interessados no caráter épico das obras, os alunos fizeram um levantamento, dentro de uma pesquisa de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de autores sergipanos, paraibanos e cearenses cujas obras trazem em si a figura do herói, o elemento do maravilhoso, a invocação das musas, de uma divindade e outros aspectos que tradicionalmente marcam o gênero épico.

Com painéis e verbetes traduzidos para o francês, juntamente com a chamada “preposição” dos folhetos, os estudantes fizeram a apresentação e tiraram dúvidas do público com o auxílio de intérpretes franceses: alunos de língua portuguesa na Universidade de Poitiers que tiveram a oportunidade de praticar o idioma. Esse trabalho foi auxiliado pela professora Karina Marques, brasileira que ali leciona.

Aluna do sétimo período, a estudante Emily Barreto conta que a participação nesse evento “foi uma realização acadêmica, profissional e pessoal indescritível, principalmente pelo fato de levar algo que é genuinamente nordestino, que é a literatura cordel, além fronteiras, e levar nossa cultura mais longe”, relata.

Para Guilherme Andrade, aluno do terceiro período, foi possível “aprender ainda mais, através das palestras, sobre como o épico é importante para a manutenção da nossa própria identidade, já que, com a diluição cada vez maior das fronteiras culturais proposta pela globalização, o épico é uma resposta a esse momento por justamente garantir a perpetuação das identidades culturais”.

Ao todo, foram apresentados onze folhetos, sendo quatro de autores sergipanos, dois de um cearense, e cinco de autores da Paraíba. “São elementos que os poetas populares trazem para o texto de forma inconsciente. Eles escrevem e, espontaneamente, acabam sendo épicos sem uma intenção inicial”, explica Emily.

A Mostra de folhetos ocorreu dentro do evento bienal do Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos (Cimeep), centro vinculado à Coordenação de Relações Internacionais (Cori) da UFS. Coordenadora adjunta do Centro, a professora Chistina destaca que esse foi “mais um momento importante de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Letras e da UFS”.

Allana Santana, aluna também do sétimo período, ressalta o crescimento obtido pela interação com outros pesquisadores. “Pude conhecer gente que estuda o épico de vários lugares da Europa e do mundo, e ter contato com outros subgêneros do épico. Mergulhamos bastante no nosso gênero durante os outros dias do congresso. Pessoalmente e academicamente foi uma experiência extraordinária”.

Padre León Gregório, o profeta do Sertão

Inspirada pelo tema, a estudante Emily Barreto, que também é cordelista, escreveu o folheto “Padre León Gregório, o profeta do Sertão”, narrando a história de vida do líder religioso que, nascido na Bélgica em 1953, passou a vida servindo em Nossa Senhora da Glória, até falecer em 2011.

O texto foi traduzido por alunos da professora Karina para o francês e teve o custeio de cem exemplares de sua edição bilíngue (pt/fr) coberto pela Universidade de Poitiers. O lançamento ocorreu durante o evento.

Emilly conta que procurou escrever o folheto nos moldes épicos, narrando “a passagem desse homem por Glória e contando a história dele, a evolução da cidade, criação de creches, escolas e hospitais”. O folheto será lançado em Glória no dia 14 de maio. A obra pode ser baixada aqui.

Folhetos apresentados

Sergipanos

- Zé peixe amigo do mar (João Firmino Cabral e Ronaldo Dória);

- Maria Bonita A Mulher cangaço (Antônio Teodoro dos Santos);

- Antônio Conselheiro na villa de Itabaiana (Robério Santos);

- História completa de Lampião e Maria Bonita (Rouxinol do Rinaré e Klevisson Viana).

Cearenses

- Revolução Pernambucana (Medeiros Braga);

- Espártaco, o libertador (Medeiros Braga).

Paraibanos

- História de Dimas o Bom Ladrão (Chagas Batista);

- O Misterioso Atentado ao Bispo de Cajazeiras (Janduhi Dantas Nóbrega);

- Viagem aos 80 Anos da Revolta de Princesa (Janduhi Dantas Nóbrega);

- Tiradentes o Mártir da Independência (Apolônio Alves dos Santos);

- O Manto Sagrado (Manoel Pereira Sobrinho).

Centro de Estudos Épicos

Criado em 2014, o Cimeep foi o primeiro Centro Internacional de Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe. Produzindo estudos sobre o gênero épico em suas múltiplas formas, o Cimeep conta com 23 grupos temáticos. Ele realizou seu primeiro colóquio bienal em Sergipe, o segundo na Universidade de Lisboa, e o terceiro agora em Poitiers, com o tema "Epopeia e Intermedialidade”. Parte da produção do grupo está disponível na Revista Épicas.

comunicaita@academico.ufs.br

Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 10:28