Qui, 11 de agosto de 2022, 17:00

Conheça projeto desenvolvido na UFS diante das mudanças climáticas das empresas no mercado acionário no Brasil
Projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Ciências Contábeis do Campus Prof. Alberto Carvalho

As mudanças climáticas registradas nas últimas décadas, provenientes da ação antrópica, têm provocado aumento no volume de evidenciação relacionadas às mudanças climáticas nos relatórios anuais das empresas participantes do Carbon Disclosure Project (CDP), dentre as quais encontram-se empresas atuantes no mercado nacional brasileiro. Neste contexto, estudos vêm sendo realizados acerca dos fatores determinantes deste processo haja vista a complexidade dos impactos do fenômeno das mudanças climáticas e dos interesses diversificados dos stakeholders.

A Teoria da Legitimidade proporcionou a plataforma teórica para elaboração do estudo qualitativo e forneceu as hipóteses necessárias para dar andamento à pesquisa, afinal, conhecer os fatores determinantes da evidenciação das ações diante das mudanças climáticas fornece informações sobre o direcionamento das estratégias de mitigações e adaptação destas empresas às mudanças climáticas. Além disso, o conhecimento dos fatores determinantes mais evidenciados, em especial as empresas com menor pontuação na escala de hierarquização apresentada, pode contribuir para o direcionamento de decisões com vistas à manutenção do contrato social previsto pela Teoria da Legitimidade.

O projeto, cujo título é “Índice de evidenciação das ações diante das mudanças climáticas das empresas do mercado acionário no Brasil”, foi aprovado por meio do PIBIC 2021/2022, Edital nº 03/2021/COPES/POSGRAP/UFS. O projeto foi coordenado pelo professor Dr. Juliano Almeida de Faria (DCCI/UFS), contou ainda com a colaboração dos professores Me. Alex Fabiano Bertollo (DCCI/UFS) e Me. João Alves Carvalho Filho (DCCI/UFS), além do estudante bolsista Nícolas Andrade de Jesus Anjos (DCCI/UFS).

O projeto nasceu para dar continuidade às pesquisas provenientes da tese de doutorado do Prof. Dr. Juliano Almeida que criou o Índice de Evidenciação das Ações Diante das Mudanças Climáticas (IEAMC), cujo artigo foi publicado na Revista Contabilidade Vista & Revista por Faria, Andrade e Gomes, (2018A, 2018B e 2020). Por meio de análise documental e qualitativa viabilizada pelo software Nvivo® foi possível confirmar os fatores determinantes mais evidenciados nos relatórios anuais das empresas brasileiras participantes do CDP capazes de contribuir para a sua legitimidade no mercado no que tange a evidenciação das mudanças climáticas.

Como resultados, visualiza-se que empresas como a Grendene e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) lideram o ranking impulsionadas pelo maior volume de informações evidenciadas referentes às ações como adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), plantação de 4 mil árvores, redução da pegada hídrica, redução de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) e, entre outras ações, avaliação de desempenho seguindo índices ligados aspectos ESG (Environmental, social, and corporate governance). Gerdau, Comgás, Dexco, Braskem, CCR, Ecorodovias, COSAN e GOL também foram analisadas nesta etapa e os resultados estão disponíveis no relatório completo abaixo.

Fruto do projeto de pesquisa, o estudo é entregue à comunidade regional, às empresas participantes da pesquisa e aos demais stakeholders este relatório no qual se espera que os benefícios possam fomentar mais pesquisas sobre o tema. Além da participação dos envolvidos, o projeto foi realizado com o auxílio da POSGRAP/UFS por meio da viabilização de recursos para a realização da pesquisa pelo DCCI/UFS.

SECOM

comunicaita@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 12 de agosto de 2022, 10:37
Notícias UFS