Sex, 02 de setembro de 2022, 10:39

Campus de Itabaiana reivindica melhorias no trânsito junto à SMTT
Ações proporcionam mais segurança no trânsito e maior inclusão
Visita do Diretor à SMTT (Foto: SMTT/Itabaiana)

Na última quinta-feira, dia 01/09/2022, a Direção do Campus Prof. Alberto Carvalho reuniu-se juntamente com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) do município de Itabaiana a fim reivindicar melhorias relacionadas ao trânsito nas imediações do Campus Universitário.

Na oportunidade, o Diretor do Campus, Prof. Victor Hugo, fez algumas solicitações a respeito de serviço de sinalização e colocação de placas em frente a UFS, devido ao grande fluxo de veículos e alunos que circulam nas imediações.

Dentre as solicitações, foram reforçadas as pinturas das faixas de pedestre e quebra-molas, a inserção de placas de sinalização de proibido estacionar na portaria do campus, além de placas de sinalização da pessoa idosa (duas) e com deficiência (uma). Vale destacar que o direito de vaga exclusiva da pessoa idosa e com deficiência para estacionar está garantido em lei, através do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) e Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).

Dessa forma, para fazer uso das vagas especiais, é necessário ter uma credencial oficial que é confeccionada pela SMTT e deve ser colocada no veículo ao estacionar, sob pena de multa conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Lei nº 9.503/1997. O documento é pessoal, intransferível e deve estar sempre no painel do veículo ou em um local visível do carro.

Visita do Diretor à SMTT (Foto: SMTT/Itabaiana)

Participaram da reunião o Prof. Victor Hugo, Diretor da UFS/Campus de Itabaiana, Grasielle Mendonça, Chefe de Gabinete da SMTT/Itabaiana, Leonardo Menezes, Gerente de Trânsito e Adenilson do Espírito Santo, Presidente do Conselho de Segurança Pública de Itabaiana - COMSEPI.

Ações como essas proporcionam uma maior segurança para os motoristas, ciclistas e pedestres que circulam nas imediações do Campus de Itabaiana, além proporcionar maior inclusão garantida em lei das pessoas idosas e com deficiência.

SECOM – Campus de Itabaiana

comunicaita@academico.ufs.br