Ter, 13 de dezembro de 2022, 15:42

Alunos do Campus de Itabaiana são recebidos pelo Reitor da UFS após conquista em competição no Rio de Janeiro
Estudantes de Licenciatura em Física participaram da Mostra Brasileira de Foguetes

O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, recebeu na última segunda-feira, 12, a visita de estudantes de Licenciatura em Física, Campus Itabaiana, que foram premiados recentemente na Jornada Brasileira de Foguetes, evento ocorrido em novembro no Rio de Janeiro. Além dos estudantes, Valter recepcionou também a paratleta Maria Gilda Antunes, que esteve em uma competição no Japão e conseguiu assumir o nono ranking mundial.

“Recebemos a nossa paratleta, que obteve um prêmio mundial, e os alunos do campus de Itabaiana, que conquistaram o prêmio máximo para a nossa instituição, são graduandos que mostram a integração do ensino com a extensão. A universidade tem muito orgulho de ter alunos que, quando postos à prova daquilo que eles se prepararam para além da sua formação, mostraram o êxito, não só pela participação, mas pela conquista de medalhas e troféus que muito nos nos alegram, esses alunos se integraram e lutaram por um bem comum”, declarou o reitor. “Espero que isso possa cada vez mais ser disseminado, com outras equipes competindo, melhorando o desempenho acadêmico”, complementou.

Os alunos de Licenciatura em Física premiados foram Paloma Farias, Davi Oliveira e Gerson Menezes, que estiveram no Gabinete do Reitor acompanhados pelo diretor do Campus Itabaiana, Victor Hugo Sarmento, e pelo técnico em laboratório José Menezes.

Fotos: Adilson Andrade.
Estudantes com o Técnico José Menezes
 Estudantes do CampusIta Davi Oliveira,  Paloma Farias, e Gerson Menezes
Estudantes do CampusIta Davi Oliveira, Paloma Farias, e Gerson Menezes

Motivação

Para o técnico, que segue os alunos de perto, as premiações têm funcionado como uma motivação importante. “Estamos aqui para mostrar o resultado que obtivemos no Rio de Janeiro, evento que aconteceu na Barra do Piraí, promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em uma competição que existe há nove anos. Passamos quatro dias lá depois de ter participado da mostra brasileira de foguetes, na qual os alunos montam uma equipe, orientados por um professor, e tentam lançar um foguete feito de garrafa PET e movido a bicarbonato de sódio e vinagre, com uma reação química que provoca a pressurização da garrafa e ela é lançada a uma certa distância. O objetivo dessa competição é lançar o foguete na maior distância possível”, explicou o técnico.

“Para isso tem que construir uma base, um lançamento, o foguete, fazer o preparo da aerodinâmica, e foi isso que eles fizeram, conseguiram ser convocados, com essa premiação foram convocados para participar na etapa do Rio de Janeiro, uma seletiva nacional com as melhores equipes de todo o Brasil. Participaram de oficinas relacionadas a outras modalidades de foguetes e da competição específica de bicarbonato sódio e vinagre, trazendo o troféu de campeão juntamente com outros estados. É uma experiência muito boa, com vários alunos de vários estágios, professores também, vários institutos federais que nas suas localidades tinham projetos, incentivando esse tipo de atividade nas escolas, o que funciona mais ou menos como projeto de pesquisa”, comemorou José Menezes.

Maria Gilda Antunes, que esteve em uma competição no Japão.

Ranking

Já a paratleta Maria Gilda Antunes é egressa do curso de Educação Física da UFS, mas continua aluna de um projeto de extensão e utiliza equipamentos da universidade, a exemplo da cadeira específica para as competições. “Vim comunicar pessoalmente os resultados que a gente obteve como paratleta junto aos órgãos internacionais, hoje eu sou uma atleta paralímpica de alto rendimento e estou vindo do mundial no Japão, onde consegui bons êxitos na minha colocação, assumindo o nono ranking mundial na minha categoria. Também estive na Colômbia, onde conquistei a prata na categoria simples feminina e a prata na dupla feminina, de lá a gente seguiu para o Peru, no último campeonato do circuito internacional”, pontuou Maria Gilda.

“Essas vagas são muito importantes para o Brasil, para a universidade, para o Nordeste. Finalizamos o calendário 2022 com êxito, com resultados inéditos para o país e para a instituição da qual eu faço parte, que é a UFS”, comemorou a paratleta.

Postado por Ascom

Republicado pela Secom - Campus de Itabaiana