No mês de dezembro, a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Sergipe, Sueli Pereira, participou do encerramento de um projeto de extensão com o lançamento da obra Revoada: uma releitura de Bel Borba. A atividade foi realizada na Escola Técnico Agrícola Prefeito João Alves dos Santos, no município de Itabaiana.
A obra é uma recriação baseada no painel em mosaico de Bel Borba, localizado no Largo do Retiro em Salvador/BA. O projeto foi coordenado pelas professoras do Departamento de Geografia de Itabaiana (DGEI), Laiany Santos e Diana Carvalho, junto à escola técnico agrícola.
A professora Laiany explica que o projeto teve o intuito de incentivar o pensar e agir geográfico a partir de diferentes linguagens. “Foi um projeto sonhado a fim de juntar arte e geografia, dentre elas as artes plásticas por meio do mosaico, como possibilidade de intervenção na realidade, produção e apropriação do espaço, além de analisar a arte enquanto política possível para a democratização do espaço. E o painel em mosaico Revoada teve esse sentido de inspirar os que produziram e também impactar quem aprecia”, diz a professora.
A pró-reitora Sueli Pereira, que participou do encerramento, relata sobre os avanços que esses projetos podem possibilitar em diversas inovações para a escola. “A escola tem um potencial muito grande para desenvolver outros projetos de extensão e já comecei a dialogar com alguns professores para pensarmos em outros projetos de extensão para colocarmos em execução aqui. Pensarmos em outros projetos dentro dessa perspectiva da questão agrícola”, relata Sueli.
Para Laiany, o trabalho atual impulsiona pensar o espaço local e os alunos para formações em cursos da UFS. “A escola tem uma dinâmica de relação campo-cidade intrínseca nos processos de ensino-aprendizagem. Compreendemos que este trabalho impulsiona pensar o espaço local e os alunos em formação no curso de Geografia da UFS numa construção interativa que contribui para despertar curiosidade e propiciar esperanças de ocupar espaços de formação, compreendendo sua importância e potencialidade como agente transformador da realidade, isto é, gerador de bem-estar socioambiental em todos os envolvidos.’’ comenta a professora.
Também participaram do projeto o artista convidado Kleiber Padilha, o diretor Luiz Carlos Pereira, a professora Thamires Pereira e estudantes de Geografia da UFS e do 9° ano do Ensino Fundamental da escola.
Publicado pela Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br
Republicado pelo Secom - Campus de Itabaiana
comunicaita@academico.ufs.br