Seg, 09 de janeiro de 2023, 09:54

Com denominação em Auditório do Campus de Itabaiana, UFS presta homenagem à professora Maria Thetis Nunes
2023 marca centenário de nascimento da intelectual brasileira, natural de Itabaiana

No último dia 27 de outubro de 2022, a Universidade Federal de Sergipe, em decisão unânime do Conselho Universitário, denominou o auditório do Campus de Itabaiana de “Auditório Profª Maria Thetis Nunes”, em referência à intelectual brasileira que atuou em diferentes áreas do conhecimento ao longo do século 20.

Natural de Itabaiana, nascida em 6 de janeiro de 1923 – data que hoje completa cem anos –, formou-se em Geografia e História na primeira turma da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia, e em Museologia no Museu Histórico Nacional, Thetis Nunes iniciou sua carreira acadêmica no Atheneu Sergipense, vindo a trabalhar como professora e pesquisadora na UFS, onde foi titular de História do Brasil, História Contemporânea e Cultura Brasileira.

"Reconhecer a relevância da professora Thetis Nunes é algo que deve ser feito por todos os sergipanos. Como intelectual, ela esteve sempre à frente do seu tempo. Seu humanismo e seu compromisso com a educacao marcaram sua vida", diz o professor Rosalvo Ferreira, vice-reitor da UFS.

Thetis Nunes foi professora e pesquisadora na UFS (Foto: Divulgação)

A sergipana se aposentou com 47 anos de dedicação ao magistério, tendo ocupado o cargo de vice-reitora por duas vezes. Foi autora de várias publicações em livros, além de artigos e ensaios em revistas científicas, presidiu o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe por 30 anos e ocupou a cadeira número 39 da Academia Sergipana de Letras. Veio a falecer em 2009, aos 86 anos.

A proposta de batizar denominar o auditório com o nome da professora foi feita pelo diretor do Campus de Itabaiana, professor Victor Hugo, que justificou a escolha em razão de ser ela considerada “a mulher do século 20 em terras sergipanas”. A homenagem consta na Resolução nº 41/2022/Consu.

Para o professor Luiz Eduardo Oliveira, do Departamento de Letras Estrangeiras, "Maria Thetis Nunes foi a mais importante historiadora de Sergipe, sendo a primeira a consultar fontes coloniais em Portugal. Seus livros tiveram repercussão nacional, especialmente História da Educação em Sergipe".

Prêmio destaque UFS 2023

Uma segunda homenagem à Maria Thetis neste ano de centenário do seu nascimento ocorre por meio do Prêmio Destaque UFS, cuja edição 2023 levará seu nome.

A premiação, prevista para ser entregue durante a programação de aniversário da universidade, reconhece o trabalho de docentes, técnicos administrativos, terceirizados e discentes bolsistas ou voluntários que tenham contribuído para a efetividade de ações de relevância didático-pedagógica, de interesse social, tecnológico ou artístico-cultural. Saiba mais aqui.

Publicado por Ascom

comunica@academico.ufs.br