Qua, 26 de abril de 2023, 08:51

Equipe visita campi do Sertão e Itabaiana para apresentar diagnóstico dos indicadores acadêmicos
Encontro contou com reitor, pró-reitores, diretores e chefes de departamento
(Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS) (Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)

Seguindo em busca da melhoria do desempenho institucional, uma equipe da gestão da Universidade Federal de Sergipe vem promovendo nova rodada de reuniões técnicas com os campi e centros da instituição para compartilhar o diagnóstico dos seus indicadores acadêmicos. Na última quarta-feira, 19, foi a vez dos campi do Sertão e Itabaiana.

Quase um ano depois da apresentação do primeiro diagnóstico e do planejamento de ações para melhoria, os resultados apareceram. "A gente sabe que na Educação a destruição é rápida, mas a construção é muito lenta. Para minha surpresa, nós recuperamos em um ano o índice de 2009", explicou o superintendente de Indicadores de Desempenho Institucional (SIDI), Kleber Oliveira.

+ Por meio de esforço conjunto e ações orientadas a resultados, UFS recupera índices de taxa de sucesso pré-pandemia na graduação presencial

"Esse é um ciclo de escuta", disse o reitor Valter Santana
Superintendente de Indicadores de Desempenho Institucional (SIDI), Kleber Oliveira
Dilton Maynard, pró-reitor de Graduação

Presente às reuniões, o reitor Valter Santana explicou que “esse é um ciclo de escuta, traduzido em metas, para que se possa acompanhar a execução e, muito mais do que isso, garantir, na medida do possível, que ano após ano a universidade possa lograr êxitos na formação, Pesquisa, e Extensão, revertendo na produção de conhecimento e de profissionais comprometidos e alinhados com a necessidade da sociedade”.

As reuniões, que contaram com um momento final para perguntas e respostas, incluíram apresentação de ações em apoio aos cursos elaboradas pelas pró-reitorias de Graduação, de Assuntos Estudantis, e de Extensão. Dentre elas esteve o foco no chamado “top 25%” (alunos que estão próximos a se formar), e a adoção de ações para diminuição do índice de reprovação e da taxa de cancelamento.

Pró-reitora de Extensão, Sueli Maria da Silva Pereira
Marcelo Mendes, pró-reitor de Assuntos Estudantis

O professor Danilo Souza, do curso de Agroindústria do Sertão, entende que o campus precisa desse contato que, segundo ele, poderia até ser mais frequente. “Nós trabalhamos na base, e esse tratamento de dados nos permite enxergar de forma amplificada o que está acontecendo aqui no campus. Só posso avaliar de forma positiva”, pontua.

Thamisa Rodrigues, técnica em assuntos educacionais, trabalha no setor de Assistência Estudantil do campus do Sertão, e também avalia o encontro de forma positiva. “É importante para o campus, para os servidores, terem uma noção integral da universidade, de como estamos situados e como podemos colaborar para que a universidade aumente os seus índices de sucesso”.

E completa: “É muito importante para que os próprios servidores possam compartilhar com a gestão os problemas que temos aqui, que são mais específicos do campus. Esse conhecimento é importante para que se considere toda a nossa sistemática no planejamento das ações”.

Chefe do Departamento de Agroindústria no Campus do Sertão, professor Danilo Souza Chefe do Departamento de Agroindústria no Campus do Sertão, professor Danilo Souza
Reuniões contaram com momento para esclarecer dúvidas das chefias de departamento

Os encontros entre gestão e os centros ocorrem desde o dia 4 de abril e focaram também na promoção da saúde, esporte e cultura como estratégia de formação e vinculação dos alunos. Os dados e a ampliação do acesso à Assistência Estudantil para criar condições de permanência do aluno na universidade também estiveram em pauta.

O professor Alex Bertollo, chefe do Departamento de Ciências Contábeis em Itabaiana (DCCI), considerou o encontro “muito importante para nós. Termos essa reciprocidade da direção, reitoria, trazendo para nós todas as informações daquilo que a gente fez, tentando melhorar nossos cursos… É ótimo que eles venham e apresentem essas informações.”

Thamisa Rodrigues, técnica em assuntos educacionais no Campus do Sertão
Alex Bertollo, chefe do Departamento de Ciências Contábeis em Itabaiana (DCCI)

O DCCI foi um dos departamentos que conseguiu um aumento significativo em sua taxa de sucesso, subindo de 53% para 64%, e ficando com um dos melhores percentuais do campus.

“Temos esse compromisso de voltar todos os anos para manter viva essa discussão. No passado, nós esperávamos por imagens. Tínhamos uma ideia do que estava acontecendo, mas não tínhamos exatamente os números. Mas agora nós estamos, por assim dizer, operando por aparelhos. Agora temos os instrumentos de medição, e isso nos possibilita avançar, num esforço conjunto”, pontua Kleber.

Márcio Santana - Ascom UFS

Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 09:57