Qua, 24 de maio de 2023, 15:47

Sessão solene na Câmara de Itabaiana faz homenagem à UFS
Alunos do Departamento de Música da UFS abrilhantaram o evento

Dando continuidade às comemorações pelo aniversário de 55 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) ocorreu na última terça-feira, 23, uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Itabaiana, município que abriga um dos campi da instituição de ensino. Além do reitor Valter Santana, do vice-reitor, Rosalvo Ferreira, do diretor do Campus Itabaiana, professor Victor Hugo Sarmento, e de pró-reitores, o evento teve a presença de autoridades locais, a exemplo do prefeito do município, Adailton Sousa. Abrindo a sessão solene, alunos do Departamento de Música da UFS, por meio do coletivo musical DôTêCá, fizeram uma breve apresentação.

De acordo com o reitor da UFS, Valter Santana, a sessão solene marca a presença da universidade em Itabaiana, mostrando como a instituição tem contribuído tanto para a formação de profissionais capacitados quanto para a produção de relevantes pesquisas para o estado.

Fotos: Elisa Lemos

“Estamos aqui em mais um evento que comemora os 55 anos da nossa instituição, celebrando com a sociedade de Itabaiana essa marca de uma universidade que cresceu, veio para o interior expandir o ensino superior e hoje volta à casa do povo, que é a Câmara Municipal de Itabaiana, para dialogar com os vereadores e com a sociedade de Itabaiana sobre o histórico da nossa instituição. O meu desejo é que a gente possa construir juntos o futuro da nossa universidade, um futuro também que olhe para o desenvolvimento da região de Itabaiana”, resumiu Valter Santana.

Trajetória

Durante a sessão solene, o presidente da Câmara Municipal, vereador Breno Gois de Rezende, conhecido como Breno de Vardo, reconheceu a trajetória da UFS em Sergipe e, especialmente, em Itabaiana. “É muito importante receber o reitor da UFS, local que forma muitos pesquisadores, fico realmente bastante orgulhoso de conseguir esse espaço na Câmara para essa instituição tão importante, que se destaca em todo o Brasil”, declarou Breno.

Prefeito recebe homenagem pelas mãos do reitor da UFS.

O prefeito do município, Adailton Sousa, também esteve na Câmara de Vereadores para prestigiar a comemoração dos 55 anos da UFS. “Eu, como prefeito de Itabaiana, fico muito orgulhoso de participar desse evento, porque acredito que a universidade vem desenvolvendo um trabalho com excelência de qualificar pessoas, desenvolver pesquisas. A UFS é um exemplo, uma referência na educação do ensino superior, com extensão em vários municípios do interior. Aqui em Itabaiana ela tem um trabalho importante de colocar os jovens no mercado de trabalho, melhorar a economia, acredito que a universidade merece muito uma homenagem de 55 anos, merece todas as nossas honras”, afirmou o prefeito.

Alunos do Departamento de Música da UFS fizeram uma breve apresentação.

Ainda na sessão solene foi concedido um espaço para o professor Victor Hugo Sarmento, diretor do Campus da UFS em Itabaiana. Em sua fala, ele fez um breve histórico sobre a presença da UFS no município e destacou a importância da universidade na formação acadêmica e no desenvolvimento regional. “A ideia é parabenizar a UFS pelos seus 55 anos, aproximá-la da sociedade, quando trazemos a instituição como pauta desta casa do povo, que é a Câmara Municipal de Itabaiana. Tenho certeza que podemos dizer que existe uma Itabaiana antes e outra Itabaiana depois da UFS”, pontuou o diretor.

Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 09:51