Qua, 21 de junho de 2023, 09:47

Atividades trouxeram alegria e informação para o começo de semestre na UFS
Ações foram planejadas para os campi de São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana e Laranjeiras
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) encerrou na última quarta-feira, 14, as atividades de acolhimento dos alunos ingressantes em 2023.1. Desde o dia 5 de junho, data de início do período letivo, os discentes tiveram acesso a diversas atividades informativas e recreativas em quatro campi da UFS: São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana e Laranjeiras.

A iniciativa executou ações diversificadas, planejadas e organizadas pelos centros/campi e seus departamentos, a exemplo de apresentações musicais, palestras, atividades práticas e o esperado corredor científico, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib).

Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

No corredor, grupos de pesquisa, projetos de extensão, projetos de apoio pedagógico e empresas juniores expuseram projetos, vitrines tecnológicas, oportunizaram o compartilhamento de experiências e possibilitaram interações entre discentes veteranos, docentes e calouros. O reitor da UFS, Valter Santana, considera as atividades como uma oportunidade de recepcionar os alunos de forma humanizada. “O acolhimento deve fazer parte da recepção, da preparação dos nossos novos alunos para enfrentar a vida acadêmica. É sempre importante esse primeiro contato, a recepção, para mostrá-los o que a universidade tem de oportunidades para ofertar. É como dar sequência a um trabalho para que a jornada acadêmica desses alunos possa ser o mais completa possível e que, assim, a gente consiga continuar formando profissionais de excelência para o nosso estado e transformar a vida da sociedade”, pontuou Valter.

Planejamento

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard, a ação do acolhimento é coordenada pelo Delib, que começou a convidar os centros acadêmicos ainda no mês de março para organizar a programação do evento. “É uma atividade que a gente tem realizado desde o ano de 2019. É uma ação, justamente como o nome sugere, de receber os novos alunos, atuar para diminuir o impacto dessa nova realidade, uma realidade complexa e diversa que a universidade passa a ser na vida desses jovens”, destacou o pró-reitor.

Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS

Dilton mencionou que a iniciativa envolveu nesse ingresso os campi São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras e Itabaiana. “Cada centro teve autonomia para organizar da maneira que achou mais interessante fazer, mas também ocorreram atividades em comum, com destaque para o corredor científico durante o primeiro dia do acolhimento, que teve apresentação de trabalhos e projetos de extensão nos três turnos. Os grupos se revezaram e nós tivemos ao menos 60 deles apresentando seus trabalhos, dando boas-vindas aos alunos”, detalhou Dilton.

Humanização

Ele explicou que a ação é uma das atividades que a Pró-Reitoria de Graduação executa para que exista uma realidade mais acolhedora, mais humanizada para os novos alunos e alunas. “Isso tem uma relação direta com a nossa preocupação em diminuir os índices de evasão e de retenção nos cursos e, também, contribuir para que problemas de ordem emocional, por exemplo, ou uma situação de uma solidão dentro do curso sejam também reduzidos. Para esse acolhimento, vale a pena destacar que tivemos um auxílio muito grande, tanto da coordenação de pesquisa da Posgrap, quanto da InfraUFS, que foram duas unidades da universidade que nos deram um grande apoio”, finalizou Dilton Maynard.

Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Conforme citou o pró-reitor, um dos destaques do acolhimento foi a organização do Corredor Científico. Para a diretora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da UFS, Fernanda Bispo, uma das responsáveis pela execução do projeto, ele funciona como um carro-chefe do acolhimento UFS 2023.1. “Essa é a base de uma proposta de construção coletiva desse momento inicial da vida universitária dos nossos estudantes, por meio do qual se propôs contribuir com uma ‘cultura universitária’, na qual se busca estimular uma vivência universitária com mais afeto nas relações sociais e, de fato, cada vez mais acolhedora. Todas as ações do acolhimento 2013.1 deixaram a equipe do Delib com a sensação de dever cumprido. O corredor científico foi um momento muito rico de partilha, e foi abrilhantado pelas apresentações culturais dos discentes integrantes do grupo de Dança ‘Sutaques de Casa’ e do Departamento de Música”, disse.

“Tivemos ainda as ações de outros campi, como o corredor científico do Campus Itabaiana, que aconteceu concomitante ao de São Cristóvão. Além do Corredor Científico, a segunda semana de aula, no Campus São Cristóvão, contou com mais uma ação dos estudantes do Curso de Música, que passaram em salas de aula e fizeram breves apresentações musicais”, comentou Fernanda.

Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS

“Espero que esse tipo de acolhimento vire uma tradição para a UFS, que essas ações atinjam cada vez mais estudantes, porque a universidade deve ser vivida para além da sala de aula, e o acolhimento de 2023.1 foi uma forma muito positiva de iniciar a trajetória acadêmica desses estudantes”, complementou a diretora.

Ascom UFS

Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 09:48