Na manhã do dia 20/07, os professores do Departamento de Ciências Contábeis de Itabaiana - DCCI/UFS, Juliano Almeida e Alex Bertollo coordenadores do projeto de pesquisa Auditoria de riscos operacionais à luz do diamante da fraude, entregaram ao proprietário da empresa Itamassas o resultado do trabalho desenvolvido em sua empresa.
O projeto gratuito promovido pelo Departamento de Ciências Contábeis de Itabaiana busca proporcionar às empresas de Itabaiana e região um diagnóstico dos riscos operacionais por meio da análise pormenorizada dos controles internos.
Objetivo geral do projeto de pesquisa foi apresentar o nível de exposição ao risco operacional da empresa em estudo, sob a luz do elemento oportunidade do diamante da fraude. Apresentou-se um relatório com o diagnóstico da empresa ITAMASSAS, participante voluntária do projeto. A coleta dos dados ocorreu no local da empresa por meio de entrevistas aos responsáveis dos setores foco da pesquisa, preservando a identidade dos mesmos. Procedeu-se a realização das perguntas concernentes a cada grupo, assim como, a posterior quantificação do risco de detecção com suporte qualitativo/quantitativo das informações registradas na escrituração contábil fiscal (ECF) dos anos 2021 e 2022. O destaque ocorre apenas nos itens com maior risco operacional de fraude, de modo a demonstrar aqueles que mais contribuíram para a avaliação do respectivo grupo.
Agradecemos à Victor Gois pela parceria ao passo que desejamos sucesso em seu empreendimento.
SECOMI/UFS
comunicaita@academico.ufs.br