Qui, 10 de agosto de 2023, 10:39

TV Brasil exibirá produção científica de universidades federais
Episódio com pesquisadores da UFS será dia 26 de agosto, às 19h

A TV Brasil estreia no próximo dia 12 de agosto a série Cientistas do Brasil, uma produção audiovisual que pretende apresentar a ciência produzida por pesquisadoras e pesquisadores das universidades federais de todo o país. Um dos objetivos é destacar o impacto da ciência na sociedade, além de promover a divulgação de pesquisas relevantes para o desenvolvimento nacional.

Integrando a iniciativa conjunta de dezenas de universidades brasileiras, por meio do Colégio de Gestores de Comunicação das IFES (Cogecom), que faz parte da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) está inserida no projeto.

De acordo com a diretora de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual da UFS, Maíra Bittencourt, também diretora do Cogecom, a próxima exibição do programa produzido pela UFS será no dia 26 de agosto. “Estamos participando da série, tanto na coordenação quanto na produção de reportagens. Nossa primeira matéria de divulgação científica a ser exibida no quadro será do grupo de pesquisa Gemaia, que desenvolve tecnologias para o campo. Queremos colocar em evidência as diversas pesquisas e os pesquisadores de excelência que temos em nossa universidade. Esse será mais um espaço para dar visibilidade a ciência produzida na UFS”, informou Maíra.

Para a presidente da Andifes, a reitora Márcia Abrahão Moura, o espaço disponibilizado pela TV Brasil ajuda a amplificar a divulgação do que é produzido pelas universidades. “Um dos objetivos da Andifes é trabalhar pela valorização das nossas instituições federais. Um espaço como esse, na TV Brasil, nos permite mostrar para todo o país o que os nossos pesquisadores têm realizado em prol do desenvolvimento científico brasileiro”, declarou.

Diretora de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual da UFS, Maíra Bittencourt, também diretora do Cogecom. (Foto: Schirlene Reis)

Proposta

A proposta da série é mostrar, ao longo dos episódios, histórias de cientistas brasileiros que vêm revolucionando suas áreas de estudo ao trazerem grandes avanços para a sociedade. As temáticas são variadas e foram pensadas a partir das oito áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Pesquisas sobre meio ambiente, saúde, educação, ciências humanas e sociais, ciências exatas e biológicas, ciências agrárias, além de arte e cultura, estão presentes a cada novo episódio. A estreia da série acontece no próximo dia 12, apresentando o vídeo da Universidade Federal de Roraima (UFRR) sobre pesquisas realizadas com insetos da Amazônia e seus impactos para o meio ambiente.

Os episódios serão exibidos dentro do telejornal Repórter Brasil, que tem início às 19h, horário de Brasília. “A produção em rede tem o poder de agregar, em um mesmo espaço, aquilo que vem sendo desenvolvido de norte a sul do Brasil. O quadro pretende ser esse espaço privilegiado de voz, com seus diferentes sotaques, para os pesquisadores que são destaque em nosso país. Da mesma forma, o exercício de produção jornalística coletiva agrega os comunicadores e suas diferentes formas de produção,” complementou Maíra Bittencourt, diretora do Cogecom. Além da TV Brasil, os canais de TVs universitárias também exibirão a série.

Ascom UFS, com informações da Andifes.

Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 09:22