Qua, 23 de agosto de 2023, 09:47

STI explica instabilidade nos sistemas da UFS
Apagão do dia 15/08 deixou sequelas nas máquinas e sistemas da universidade

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) informa que o equipamento de firewall (Palo Alto) da UFS, dispositivo de segurança de rede, está passando por instabilidade, o que está provocando o reinício contínuo do mesmo, sem aviso. Esse equipamento controla todo o fluxo de entrada e saída de internet e, por isso, a internet está instável.

A Superintendência já entrou em contato com o fabricante estrangeiro, para descobrir a causa do problema. Em paralelo, a equipe de Redes está trabalhando para colocar outro firewall em funcionamento, caso o problema não seja normalizado rapidamente. Sem o desempenho adequado deste serviço de firewall, todos os sistemas da UFS são impactados, o que causa a instabilidade.

A equipe técnica do STI está em um esforço conjunto no intuito de resolver o problema com maior brevidade possível. Essas questões ainda são consequências do apagão ocorrido na manhã do dia 15 de agosto de 2023, que afetou parte considerável do território brasileiro e deixou sequelas nas máquinas e sistemas da UFS. Isso está provocando falhas de comunicação com o setor de Redes e a concomitante instabilidade.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) reitera que seus profissionais estão cientes dos problemas comunicados pelos usuários e está trabalhando incansavelmente para resolvê-los, tão logo seja possível, com vistas à manutenção dos importantes serviços desempenhados pela Universidade Federal de Sergipe.

Ascom/Secomi UFS

Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 09:14