Sex, 15 de setembro de 2023, 11:37

Estudantes inscritos no Enade 2023 devem ficar atentos aos prazos do edital
Provas estão previstas para 26 de novembro

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), terá a participação de 29 cursos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2023. A prova, que avalia o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial, tem previsão de ser aplicada no próximo dia 26 de novembro.

De acordo com a chefe da Divisão de Regulação e Supervisão (Dires), Marluce Lopes, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da UFS (Prograd), o Enade já encerrou o período de inscrições. No entanto, os estudantes que participarão do exame devem ficar atentos aos próximos passos, a fim de que o processo transcorra normalmente.

“Nesta sexta-feira, 15, sai o resultado da solicitação de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social dos estudantes concluintes. De 16 a 22 de setembro de 2023 é o período de recurso dessa solicitação. O resultado do recurso será publicado em 29 de setembro”, alerta Marluce Lopes.

Ela chama a atenção ainda para os próximos passos que devem ser seguidos pelo estudante inscrito. “Até 25 de novembro de 2023 deve ocorrer o preenchimento do Questionário do Estudante no Sistema Enade, e de 6 a 26 de novembro de 2023 o edital prevê a divulgação dos locais de prova no Sistema Enade. No dia 26 de novembro será aplicada a prova”, detalha a chefe da Divisão de Regulação e Supervisão (Dires) da UFS.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e serve como uma avaliação de desempenho do estudante do ensino superior. A prova não tem caráter de reprovação, porém é componente obrigatório da graduação.

Com os resultados, é possível conhecer a qualidade dos cursos da UFS por meio do cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior.

Ascom/Secomi UFS

Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 09:00