A Universidade Federal de Sergipe está realizando o processo de recredenciamento institucional junto ao Ministério da Educação. O procedimento é um ato autorizativo para que as instituições de ensino ofertem cursos de educação superior e seguem o ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O recredenciamento é realizado a cada 10 anos e é composto por diferentes etapas, por meio das quais as IES apresentam, em formulários específicos, informações sobre a organização administrativa e acadêmica de cada instituição. Essas informações são aferidas durante visita por comissões avaliadoras constituídas pelo INEP.
“O recredenciamento é um processo importante para a UFS. O esforço coletivo dos servidores no preenchimento das informações auxiliará o MEC a conhecer nossa realidade. Assim, seguimos fortalecidos em prol da construção de uma universidade cada vez melhor.”, ressalta o professor Valter Santana, reitor da UFS.
De acordo com a chefe Divisão de Regulação e Supervisão (DIRES), Marluce Lopes, o processo de avaliação institucional para obtenção do recredenciamento da UFS foi iniciado em 2022 e finaliza com a visita da equipe do Inep. “Recentemente foi finalizada a fase de preenchimento do Formulário Eletrônico de Avaliação, que constitui a segunda etapa do fluxo em questão, no qual foram descritos os indicadores de qualidade, distribuídos em 5 eixos (Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; Infraestrutura).”, informa Marluce Lopes.
Na fase atual do processo, a DIRES, vinculada à Pró-reitoria de Graduação (Prograd), está coletando informações sobre os docentes que integram os cursos da UFS. Os Departamentos estão sendo notificados via Sei sobre o preenchimento das informações, que deve ser realizada por todos os professores. O quadro de informações solicitadas deve ser enviado pelas chefias dos departamentos até o dia 29 de setembro, para o prosseguimento do processo avaliativo da instituição.
“Esse recredenciamento é fundamental para o desenvolvimento da universidade nos próximos anos. É um processo minucioso, que exige a participação de toda a comunidade acadêmica. A primeira etapa já foi concluída. Agora precisamos das informações do corpo docente. Precisamos que todos os docentes respondam ao questionário, que será anexado ao processo de avaliação.”, afirma o professor Dilton Maynard, Pró-reitor de Graduação da UFS.
Mais informações sobre o procedimento podem ser consultadas na Dires, por telefone (3194-7172) ou por e-mail (dires@academico.ufs.br).
Ascom/Secomi UFS