Qui, 21 de setembro de 2023, 13:52

UFS oficializa proposta de criação de dois novos campi junto ao Ministério da Educação
Proposta é acompanhada também por reivindicações para a consolidação dos campi existentes
foto: Evaldo Filho/Ascom UFS

Em um movimento de expansão, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) oficializou junto ao Ministério da Educação a proposta de criação de dois novos campi, sendo um em Estância e outro em Propriá. O projeto visa ampliar o acesso ao ensino superior nas regiões Sul e Baixo São Francisco do estado. A iniciativa deve potencializar as realidades locais, oferecer novas perspectivas à juventude e impulsionar o desenvolvimento econômico e social das áreas beneficiadas.

"A proposta de criação de dois novos campi junto ao MEC é acompanhada por uma reivindicação da consolidação de outras estruturas existentes, com a solicitação de recursos para garantir melhores condições aos campi atuais, assim como a entrega do campus de Nossa Senhora da Glória. Em paralelo, nesse novo momento do Governo Federal, não podemos desconsiderar as possibilidades de levar a instituição para outros lugares, que também demandam investimentos em educação", ressalta o reitor Valter Santana.

Estância

Nesta terça-feira, 19, na cidade de Estância, o Reitor Valter Santana se reuniu com o prefeito Gilson Andrade, líderes políticos da região, diretores regionais e membros da comunidade escolar para debater a implementação do polo da UFS no município.

Em uma comitiva, o prefeito e o reitor exploraram potenciais locais para a sede temporária da UFS. Este evento marca um possível marco na história de Estância, que poderia se tornar o sétimo polo da UFS no estado de Sergipe. Os cursos iniciais planejados incluem Administração, Economia, Engenharia de Produção, Engenharia de Fontes Renováveis, Engenharia Química e Gestão Ambiental, todos direcionados às necessidades da região.

foto: Evaldo Filho/Ascom UFS

A chegada da UFS em Estância promete não apenas abrir as portas para o ensino superior de qualidade, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico e social da cidade e da região circundante. O prefeito destacou a importância da UFS para Estância e suas futuras gerações. "Nossos jovens ficarão aqui em nosso município, assim como alunos da nossa região, Tomar do Geru, Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba e diversos outros", ressalta o prefeito.

"Apresentamos o pleito ao MEC e estamos dialogando com todas as partes para viabilizarmos o projeto integrado, que possa ser pertencido a sociedade e possa ajudar no desenvolvimento regional e estadual", conclui o reitor.

Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 08:57