Ter, 26 de setembro de 2023, 10:42

UFS inicia fase de inscrições para mestrado e doutorado
Atualmente a instituição abrange 57 programas de pós-graduação

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está em fase de abertura de inscrições para os seus programas de mestrado e doutorado. Os processos seletivos stricto sensu ofertam vagas em diversas áreas, e pelo SIGAA é possível visualizar as informações de cada seleção, como o curso a que se refere, o período de inscrição, arquivos associados, a exemplo de editais, manuais, instruções, além do formulário de inscrição disponibilizado para os candidatos.

De acordo com o coordenador de pós-graduação da UFS, Gladston Santos, as vagas são preenchidas via seleção. “Atualmente são 57 programas de pós-graduação, sendo que os 57 ofertam cursos de mestrado, e 21 deles ofertam cursos de doutorado”, destaca Gladston.

A pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe abrange todas as áreas do conhecimento, possibilitando que egressos da graduação, tanto da UFS quanto de outras instituições, possam participar dos programas de mestrado. Egressos de programas de mestrado da UFS ou de outras instituições podem participar dos programas de doutorado.

Gladston Santos, coordenador de pós-graduação da UFS. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

O discente tem um número de créditos a cursar e, no final, apresenta a dissertação, no caso do mestrado, ou a tese, no caso do doutorado. Gladston informa que para verificar informações como curso, linha de pesquisa, área de concentração, entre outras, é possível acessar a página dos programas. “É necessário realizar a inscrição em um dos processos seletivos, de acordo o edital escolhido, e ser aprovado. No edital constam as etapas do processo e a documentação exigida”, acrescenta o coordenador.

Editais

Os editais de processo seletivo são lançados em dois formatos, um voltado à comunidade em geral, denominado ‘Vagas para a Comunidade’, no qual são ofertadas vagas para a ampla concorrência, e outro com oferta de ‘Vagas Institucionais’, voltado para servidores da UFS, do Instituto Federal de Sergipe, da Fapitec e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

No caso do IFS, Fapitec e Ebserh, há convênios firmados entre a universidade e esses órgãos, que permitem que servidores dessas instituições se inscrevam no edital institucional, o que não impede que, caso o servidor deseje, se inscreva no edital para a comunidade. O processo seletivo no edital institucional é o mesmo aplicado no edital destinado à comunidade, com as mesmas etapas, diferenciando-se normalmente no número de vagas.

Ascom/Secomi

Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 08:55