Seg, 02 de outubro de 2023, 11:12

Manifestações artísticas e culturais percorrem os campi da UFS
Comunidade acadêmica participou de rodas de conversas, espetáculos teatrais e apresentações folclóricas

Dando continuidade às comemorações dos 55 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), os campi da instituição contaram com programações diversas que destacaram manifestações artísticas e culturais do estado ao longo dos últimos meses.

Campus Laranjeiras recebeu o Teatro do Riso. (Foto: Tereza Raquel/Proex)

No início de setembro, o Campus de Laranjeiras recebeu o “Teatro do Riso”, espetáculo coordenado pela artista Margarida Maria Silva de Souza, que possui Grau de Mérito Universitário Especial em Artes e Cultura Popular pela UFS, e, na companhia de outros artistas, levou a comunidade acadêmica a um momento de integração e de práticas de bem-estar através do humor.

Grupo de capoeira Aruandê, comandado pelo Mestre Malazart. (Foto: Tereza Raquel/Proex)

Ainda no CampusLar, a comunidade acadêmica pode conferir o trabalho do grupo de capoeira Aruandê, comandado pelo Mestre Malazart, que também possui grau de mérito universitário em Artes e Cultura Popular pela UFS. Na ocasião, foi feita uma apresentação sobre a manifestação cultural e seus elementos de construção.

“Festival feminino: roda de capoeira também tem mulher”, ocorreu no Campus Sertão

Em agosto, rodas de capoeira também estiveram presentes no Campus do Sertão. Desta vez, para o “Festival feminino: roda de capoeira também tem mulher”, com apresentação de grupos que abordaram o protagonismo feminino e a importância do debate a respeito da luta de mulheres por espaços mais democráticos e inclusivos no país.

Grupo de pífano no Campus de Lagarto. (Foto: Tereza Raquel/Proex)

No Centro de Vivências do Campus de Lagarto, houve comemoração com o Grupo de Pífano de Santo Antônio, coordenado por Mestre Tonho Preto, que possui grau de mérito universitário em Saberes e Fazeres pela UFS e, há seis décadas, organiza manifestações culturais no povoado Céu, no município sergipano de Boquim. Na ocasião, a música nordestina se faz presente, agradando professores, técnicos e estudantes que ali estavam.

Roda de conversa sobre saúde e espiritualidade. (Foto: Tereza Raquel/Proex)

Já o Campus de Itabaiana realizou uma roda de conversa com o tema “Saúde e Espiritualidade: o poder da reza e das ervas”. O evento, que aconteceu no fim de agosto, foi proferido pela Rezadeira de Raminho, Maria de Fátima Souza, que é descendente indígena da tribo Pankararu – uma etnia do sertão nordestino – e possui Grau de Mérito Universitário Especial em Saberes e Fazeres pela UFS.

O encontro contou com a participação de docentes e estudantes em atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Na ocasião, Dona Fátima realizou rezas coletivas e falou sobre sua trajetória ancestral.

José Erivaldo de Oliveira abordou o tema plantas e ervas medicinais. (Foto: Tereza Raquel/Proex)

Ainda na mesma temática, o Campus de Itabaiana recebeu no último dia 22 de setembro, José Erivaldo de Oliveira, detentor de Grau de Mérito Universitário Especial em Saberes e Fazeres pela UFS, para uma roda de conversas. Durante o evento, ele falou sobre plantas e ervas medicinais, abordando tratamento e prevenção de doenças, e propôs dinâmicas de grupo que renderam premiações em produtos naturais.

Campus Sertão recebeu a Oficina “Cosméticos naturais: a beleza dos cabelos”. (Foto: Tereza Raquel/Proex)

Já no último dia 26, o Campus do Sertão recebeu a oficina “Cosméticos naturais: a beleza dos cabelos”, coordenada por Josefa Zélia Andrade e Maria de Fátima Souza, que possuem Grau de Mérito especial em Saberes e fazeres pela UFS.

Durante a oficina, as palestrantes destacaram que é importante “pedir licença” e exaltar a beleza da planta ao retirá-la para o preparo do chá que servirá de base para os cosméticos, fazendo com que os participantes se inteirassem dos conceitos da preservação da natureza.

Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 08:53