Uma nova funcionalidade estará disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Universidade Federal de Sergipe: a partir desta sexta-feira, 27, as portarias eletrônicas e resoluções dos Conselhos Superiores (Consu/Conepe), antes inseridas através do Sipac, serão cadastradas e exibidas pelo SEI.
Implantado na UFS em fevereiro deste ano, o SEI substituiu o Sipac na tramitação de processos e memorandos eletrônicos dentro da instituição e, paulatinamente, outras funcionalidades vão sendo implementadas no sistema pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).
"O SEI possui um módulo de Portarias e o que vamos fazer é manter todas as portarias antigas onde estão, não houve migração, mas, a partir de sexta, dia 27, os novos informativos passarão a ser cadastrados e, consequentemente, publicados no SEI. Entretanto, teremos ainda a nossa última publicação no Boletim de Serviço do Sipac nesta sexta, para os informativos cadastrados até a quinta-feira, 26, no Sipac. Do ponto de vista do usuário final, praticamente não haverá mudanças; só mesmo para aqueles que trabalham no cadastro e publicação das portarias”, explica o responsável pela STI, Andrés Menéndez.
Ferramentas futuras
Para o próximo ano, a STI espera entregar a funcionalidade de Protocolo digital, na qual o servidor ou aluno poderá abrir seu processo administrativo digitalmente, anexando todos os documentos e formulários exigidos.
Ainda para 2024 está prevista também a implementação da tramitação eletrônica de processos para órgãos externos, uma vez que o SEI é ferramenta comum a vários órgãos e entidades das mais variadas esferas administrativas.
Sobre o sistema
O SEI foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.
Ascom/Secomi UFS