Seg, 30 de outubro de 2023, 07:50

Recredenciamento institucional: Centros e Departamentos devem enviar documentos até o dia 14 de novembro
Procedimento é realizado a cada 10 anos junto ao Ministério da Educação

A Universidade Federal de Sergipe continua preparando o processo de recredenciamento institucional junto ao Ministério da Educação (Mec). O procedimento é um ato autorizativo para que as instituições de ensino ofertem cursos de educação superior e seguem o ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O recredenciamento é realizado a cada 10 anos e é composto por diferentes etapas, por meio das quais as IES apresentam, em formulários específicos, informações sobre a organização administrativa e acadêmica de cada instituição. Essas informações são aferidas durante visita por comissões avaliadoras constituídas pelo INEP. A participação dos servidores e alunos é fundamental nesse processo.

Na fase atual, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) está coletando documentos junto aos Centros e Departamentos. Tratam-se de documentos comprobatórios, tanto para as instâncias administrativas, quanto para as acadêmicas, o que representa um grande volume de informações que vão compor os relatórios exigidos pela comissão avaliadora. São documentos como certificados ou comprovantes da produção dos docentes nos últimos três anos. A partir das devolutivas, os Centros vão reunir a documentação dos docentes que compõem os departamentos e encaminhar para a Prograd, para que possa deixar disponível para os avaliadores do Mec.

“Esse é um processo amplo, que avalia toda universidade em seu tripé, em suas obrigações; avalia desde as nossas condições de infraestrutura até a nossa proposta pedagógica; além do perfil de aluno que nós estamos propondo formar na graduação e na pós-graduação. É um trabalho coletivo, que só vai ter sucesso se a gente tiver o apoio de toda comunidade.”, lembra o profº Dilton Maynard, Pró-reitor de Graduação da UFS.

Os Centros devem coletar as informações junto aos Departamentos e enviar os documentos até o dia 14 de novembro, para que a equipe evolvida no processo possa consolidar os relatórios. Mais informações sobre o procedimento podem ser consultadas na Dires, por telefone (3194-7172) ou por e-mail (dires@academico.ufs.br).

Ascom/Secomi UFS

Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 08:46