Ter, 05 de dezembro de 2023, 12:48

Servidores do campus de Itabaiana são homenageados no Prêmio Destaque UFS
Programação fez parte da IX Semana Acadêmico-Cultural (Semac)
(Fotos: Pedro Ramos/AscomUFS)

“A universidade aqui pra mim é tudo. A minha primeira, segunda, terceira casa é pra mim”, disse Shirlene Andrade de Jesus. Dona da cantina no campus de Itabaiana, ela conta que “um certo dia, o diretor me mandou mensagem de manhã: Posso indicar seu nome? Ai, não, eu me arrepiei, fiquei até sem palavras pra poder escrever. Em uma palavra só? Gratidão, felicidade. Não tem uma palavra só. Eu estou muito feliz”.

Ela foi uma das homenageadas na categoria Externo do Prêmio Destaque UFS - Maria Thetis Nunes, que busca valorizar aqueles que contribuíram no âmbito didático-pedagógico, social, tecnológico e artístico-cultural nas modalidades de ensino, pesquisa, extensão e gestão no âmbito da Universidade Federal de Sergipe.

Reitor Valter Santana
 mg 3131
 mg 3142

A cerimônia marcada de emoção que ocorreu nesta quinta, 30, no Auditório do Campus de Itabaiana, dentro da programação da IX Semana Acadêmico-Cultural (Semac) e homenageou, além dos externos, docentes, discentes, técnico-administrativos e funcionários terceirizados – dentre estes, foi feita uma homenagem póstuma ao funcionário José Horácio de Oliveira.

“Tivemos aqui talvez um experimento que é o ser humano quando ele toca o coração do outro, quando ele atinge talvez a sensibilidade mais profunda, o reconhecimento daqueles que se foram. E é importante reconhecer o trabalho dos que no dia-a-dia levam à frente da universidade no seu cotidiano, nas suas práticas, que aparentemente não têm um impacto em termos acadêmicos ou não tem relevância em termos de publicação, mas são essenciais para o funcionamento. Portanto, sem essas pessoas a universidade não vive, a universidade não existe, ela é morta, ela é fechada”, disse o vice-reitor Rosalvo Ferreira.

+Clique aqui para acessar mais fotos

mg 3074
Shirlene Andrade de Jesus
 mg 3167

O Prêmio Destaque UFS deste ano homenageia a ex-professora da instituição, Maria Thetis Nunes, que se destacou pela contribuição à educação e cultura do Estado de Sergipe, tendo atuado em diferentes áreas do conhecimento ao longo do Século XX. Professora titular de História do Brasil, História Contemporânea e Cultura Brasileira da UFS, a sergipana se aposentou com 47 anos de dedicação ao magistério, tendo ocupado o cargo de vice-reitora por duas vezes.

“Muito feliz em cada dia poder me deslocar a um campus universitário, poder agradecer a cada professor, professora, servidor, estudante e membros da comunidade externa que nos ajudam a construir a universidade diariamente. Vamos exercer a gratidão para fortalecer as pessoas para que juntos possamos construir uma universidade forte, que nos orgulhe das suas ações, que transforme a vida dos nossos alunos, que transforme a realidade onde estamos inseridos”, concluiu o reitor Valter Santana.

Ascom/Secomi

Atualizado em: Ter, 05 de dezembro de 2023, 12:53