Ter, 12 de dezembro de 2023, 13:04

UFS recebe Menção Honrosa no Prêmio Capes Elsevier 2023 pelo cumprimento de seis ODS
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
(Fotos: Arquivo pessoal)

A Universidade Federal de Sergipe foi homenageada com uma menção especial no Prêmio Capes – Elsevier, entregue em Brasília na última terça-feira, 5. A instituição foi lembrada devido aos indicadores de qualidade na produção científica voltada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Dentre os 17 objetivos, a UFS recebeu a menção honrosa pelos esforços empreendidos em deles: erradicação da pobreza; saúde e bem estar; igualdade de gênero; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; paz, justiça e instituições eficazes na nossa região Nordeste.

“Isso mostra a preocupação da nossa instituição e dos nossos pesquisadores em desenvolver projetos de pesquisa que tragam um conhecimento novo e que eles sejam aplicados ao desenvolvimento do nosso país. É um imenso orgulho, em mais uma oportunidade, a UFS se estabelecer entre as grandes universidades do país, com grande relevância científica e também relevância social, sendo revertida agora nessa premiação”, pontuou o reitor Valter Santana.

O reconhecimento da Universidade Federal de Sergipe não é recente. Desde 2019, a UFS figura entre as melhores IES do Brasil em diferentes indicadores. Com base na plataforma de análise da empresa Elsevier, a universidade tem se destacado entre as melhores instituições do país

Karyna2

Representando a instituição, a coordenadora dos Observatórios Sociais da UFS, Karyna Sposato, esteve presente à cerimônia em Brasília. “Representar a UFS foi uma grande emoção e saber que a nossa universidade está trabalhando de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, torna a homenagem ainda mais marcante. Essa menção só nos fortalece e mostra que estamos no caminho certo, celebrando os 55 anos da universidade com efetivos impactos sociais em nosso território”, disse.

A entrega do Prêmio Capes Elsevier 2023 aconteceu dentro do VI Seminário: Consolidando caminhos – O Portal de Periódicos e a comunicação científica para o Brasil, para celebrar os 23 anos do portal. A programação ainda englobou palestras sobre ciência aberta e comunicação científica, com a assinatura de um memorando de entendimento que servirá como projeto piloto para a transição para o acesso aberto.

Sobre o Portal de Periódicos

Criado em 2000, o Portal de Periódicos da Capes se consagrou como um importante instrumento para o fortalecimento dos programas de pós-graduação e a promoção do acesso à informação científica produzida no Brasil e no mundo. A plataforma conta com 446 instituições de ensino e pesquisa, com mais de de seis milhões de usuários potenciais.

Ascom/Secomi

Atualizado em: Ter, 12 de dezembro de 2023, 13:06