Na noite da última quarta-feira, 13, o Campus de Itabaiana sediou a abertura da exposição intitulada “Caminhos que se encontram”. O evento faz uma homenagem ao centenário de Maria Thetis Nunes e do Arquivo Público do Estado de Sergipe (Apes).
Para a idealizadora do evento, a professora do Departamento de Educação, Simone Paixão, a exposição é de grande importância, já que Maria Thetis Nunes é natural da cidade de Itabaiana, o que reforça o valor histórico, social e cultural da exposição.
“Destacamos as histórias vividas por Thetis Nunes como aluna, professora e diretora do Atheneu Sergipense, como também sua atuação em diferentes espaços de Sergipe, além de outros espaços do Brasil e do mundo. Aliado a essa empreitada, também apresentamos a história do APES com ênfase na sua relação com Thetis”, explica Simone.
O professor João Paulo Gama, que participou da mesa de abertura do evento, avaliou que foi um momento enriquecedor e que teve adesão da comunidade acadêmica da UFS, além da Academia Itabaianense de Letras.
“O Apes e Maria Thetis Nunes possuem uma história repleta de entrecruzamentos que necessitam ser explorados e trabalhados com um público mais amplo. Resumiria como uma noite memorável”, afirma João Paulo.
A exposição ficará disponível até o dia 20 de dezembro, no hall do Bloco C do Campus de Itabaiana.
Lucas Silva - bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS