Sex, 22 de dezembro de 2023, 18:14

Conselho Diretor da UFS aprova novo Regimento Interno e normas complementares
Textos foram revisados buscando-se eficiência organizacional

O Conselho Diretor (CD) da Universidade Federal de Sergipe aprovou um novo regimento interno e normas complementares para funcionamento do órgão. A aprovação se deu após revisão dos documentos realizada por uma comissão instituída em novembro de 2023, segundo os princípios dos decretos federais que estabelecem “medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal”.

“Esse é o mesmo processo que a nossa universidade vem seguindo, de atualização dos seus marcos normativos para que seja uma universidade mais moderna, mais efetiva e que atenda aos anseios da nossa comunidade. Com todos os que compõem a universidade, junto com o Conselho Diretor da Fundação, esperamos seguir construindo uma instituição forte, transparente e que continue dando orgulho à nossa comunidade e à sociedade sergipana”, disse o reitor Valter Santana.

Conforme explica Arivaldo José, presidente do Conselho Diretor em Exercício, um dos destaques do novo Regimento Interno "são os três eixos que nortearão as ações do Conselho Diretor: jurídico (com o objetivo de atualização do Conselho à luz da legislação vigente), administrativo (de suas ações de rotina) e político (o resgate do papel do Conselho Diretor na relação com a Reitoria, e com todos os outros órgãos e entidades representativas da universidade)” disse.

Normas complementares

A cada dois anos, quando da posse de novo presidente, o Conselho atualiza as normas de seu funcionamento, chamadas de complementares. Essas normas dizem respeito às matérias normatizadas no capítulo das disposições gerais no Regimento: a estrutura dos editais de convocação, das atas, dos debates e, do recesso do Conselho.

Conselho Diretor

Órgão máximo da Fundação Universidade Federal de Sergipe, tem por finalidade exercer a administração da fundação e superintender as atividades financeiras da UFS. O Conselho é constituído de seis membros e seis respectivos suplentes, nomeados pelo ministro da Educação dentre pessoas de ilibada reputação e notória competência.

Ascom/Secomi UFS

Atualizado em: Sex, 22 de dezembro de 2023, 18:15