O projeto reconhece a educação em astronomia como um direito antropológico, isto é, um triplo processo: humanização, socialização e singularização. Em conformidade com essa questão, fomenta-se o projeto “Ensino de Física na Dimensão Político-Social: uma ação junto a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-Itabaiana)", tendo como finalidade garantir o direito a uma educação inclusiva, acesso, interesse e apreciação pela Astronomia a comunidade em geral, neste caso em específico a APAE, promovendo ações de observações, reconhecimento do céu, oficinas, apresentações de filmes, documentários, exploração da participação feminina na astronomia, astronomia indígena, clubes de astronomia, além continuar o trabalho de divulgação que Departamento de Física do Campus de Itabaiana já realiza em todo o estado, em escolas da periferia, praças, associação de bairros, ou seja, em qualquer espaço onde o direito a uma educação com qualidade, que promova sentido, desejo e prazer em aprender. Essas ações acontecerão permanentemente, semanalmente, com o apoio logístico da Universidade, cumprindo a agenda própria do Departamento para a liberação de materiais e técnicos para a realização de observações astronômicas com telescópio.
O ensino de física para pessoas com deficiência intelectual e múltiplas evidencia a relação entre o referido campo de conhecimento e a diversidade humana, traz à tona discussões inerentes a perfis e ritmos de aprendizagens, a importância das múltiplas percepções para a construção de conhecimentos científicos; avança em relação aos princípios gerais de inclusão. Nessa linha, promover uma educação inclusiva no contexto educacional brasileiro é um dos grandes desafios dos governos e instituições educacionais atuais. O projeto se justifica pela necessidade de o ensino de astronomia alcançar um público diverso, um público que também tem o direito de conhecer o universo, reconhecer o céu a noite, conversar sobre fenômenos astronômicos (eclipses, fases da lua, estações do ano, etc.), ter um posicionamento crítico na sociedade, pois a humanidade já pisou na Lua e ainda temos brasileiros que não sabem se orientar geograficamente, por exemplo.
O Projeto: Ensino de Astronomia Inclusivo Uma Ação Junto a APAE-Itabaiana, acontece todas as quartas-feiras das 14 às 16h, na sala 110, no Bloco C do Campus de Itabaiana, durante os meses de agosto de 2024 a janeiro de 2025.
SECOMI/UFS