A ASIE é uma iniciativa de formação continuada de professores(as) indígenas, financiada pelo MEC-SECADI. O Núcleo UFS da ASIE tem como coordenadora institucional a profa. Dra. Edinéia Tavares Lopes. A coordenação adjunta é partilhada pelas professoras indígenas Daniely Silva dos Santos Lima e Rejane Lúcio Cajueiro de Amorim Souza. Na realização das ações do Núcleo UFS da ASIE conta-se ainda com a particpação do Coletivo de Estudantes Indígenas e Quilombolas da UFS “José Apolônio”, representado pelo aluno Mailson Acacio Santos Melo (DGEI e Luan Vinicius Carvalho de Almeida, egresso da pós-graduação da UFS.
O Núcleo UFS da ASIE desenvolveu, na Edição 2024, vinculadas ao NEABI e ao DQCI-Campus Itabaiana, diversas atividades formativas com os povos Xokó (SE), Kariri-Xokó (AL) e Wassu Cocal (AL), culminando no curso de Aperfeiçoamento e na produção de 4 documentários.
No dia 23 de maio do ano corrente, das 9 – 13h, no Auditório da ADUFS, será realizada a Cerimônia de Encerramento da Edição 2024 da ASIE do Núcleo UFS.
Na ocasião serão lançados os documentários produzidos durante a formação, quais sejam: “A árvore dos Saberes Xokó”, “Traços da Terra: Grafismo Wassu Cocal” e “Vozes da Educação Escolar do povo Wassu Cocal”. O primeiro documentário teve a direção de Rita Simone Barbosa. Os dois últimos, contou com a direção de Nalberth Nascimento Batista e Márcio Lima Andrade.
Nalberth é estudante do curso de Geografia do Campus e Márcio é professor da Educação Básica e egresso do curso de Geografia do Campus de Itabaiana.
A Coordenação do Núcleo UFS da ASIE tem a honra de convidar a comunidade acadêmica e sergipana para prestigiar a Cerimônia de Encerramento da formação do Curso de Aperfeiçoamento da ASIE-Núcleo UFS – Edição 2024.
Programação da Cerimônia de Encerramento da formação do Curso de Aperfeiçoamento da ASIE-Núcleo UFS – Edição 2024:
Data e Horário: 23 de maio de 2025, das 9h às 13h.
Local: Auditório da Adufs, Campus São Cristóvão da UFS, Bairro Rosa Elze, São Cristóvão-SE.
Detalhes da Programação:
9h: Abertura com a benção dos pajés Jair (Xokó) e Lula-Zé Cícero (Wassu Cocal);
9h30min - 11h: Composição da mesa com autoridades indígenas e institucionais;
11h - 13h: Exibição dos documentários “A árvore dos Saberes Xokó”, “Traços da Terra: Grafismo Wassu Cocal” e “Vozes da Educação Escolar do povo Wassu Cocal”, seguido de debate.
SECOMI/UFS.