Instituição orienta o desligamento preventivo de computadores Windows nos campi; sistemas institucionais como SIG e SEI seguem operando normalmente.
Egresso do curso de Física do Campus de Itabaiana recebe prêmio em Escola do CBPF
O evento aconteceu na cidade do Rio de Janeiro de 26/01 a 06/02/2026
David Goes Costa, recentemente graduado no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho, participou da 9ª Escola Avançada de Física Experimental (EAFExp) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). A escola ocorreu entre os dias 26/01 e 06/02 de 2026 na cidade do Rio de Janeiro, trazendo estudantes de graduação e pós-graduação para desenvolver atividades no Centro de Pesquisas.
A EAFExp é um evento organizado anualmente pelo CBPF, no qual estudantes de Física e áreas relacionadas, vindos de diversas instituições em todas as regiões do país, vivenciam duas semanas de pesquisa experimental dentro dos laboratórios do centro, desenvolvendo projetos em módulos que abrangem diversas áreas, como física de materiais, biofísica e física nuclear e de partículas elementares.
Durante o evento, estudantes também são convidados a apresentar, no formato de pôster, pesquisas que desenvolveram em suas instituições de origem, sendo avaliados por membros internos do CBPF. No dia 06/02, após a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante a escola, ocorreu a premiação dos melhores pôsteres apresentados.
O egresso recebeu o prêmio de 2º melhor pôster da escola, pelo trabalho intitulado "Construção de uma câmara de nuvens de difusão para caracterização de radiações nucleares", desenvolvido em conjunto ao seu orientador, o professor Dr. Fabiano Rabelo Machado, do Departamento de Física (DFCI/UFS).
O trabalho, desenvolvido a partir da monografia do estudante, buscou utilizar a câmara de nuvens, um equipamento de relevância histórica para Física de Partículas, para obter dados sobre emissões de materiais radioativos, explorando tanto o potencial experimental como a aplicação didática do aparato.
A premiação em um evento realizado por uma instituição como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas reafirma a excelência da pesquisa científica realizada na UFS, mesmo em frente a trabalhos desenvolvidos pelas diversas universidades e instituições espalhadas pelo Brasil.
Após ter concluído seu curso no período de 2025.1, o egresso atualmente cursa o Mestrado em Física na área de Física Aplicada no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (IFGW/UNICAMP), onde dá continuidade aos seus estudos sobre Física de Partículas.
SECOMI/UFS com informações do prof. Dr. Fabiano Rabelo Machado, do Departamento de Física do Campus Itabaiana.


Atualizado em: Sex, 20 de fevereiro de 2026, 11:51
Notícias UFS
UFS determina apuração detalhada dos fatos registrados em vídeo nas dependências da instituição
Pro-LEEI
UFS sedia encontro presencial do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil
Iniciativa tem como objetivo qualificar a mediação pedagógica nas escolas
Audiovisual
TV UFS leva o Alto Sertão Sergipano à TV Brasil através da série Olhar Brasil
Episódio gravado em Canindé será exibido em rede nacional no próximo dia 14 e projeta Sergipe como “oásis no sertão”
Edital
Codap/UFS abre inscrições para Sorteio de Vagas Remanescentes do ano letivo 2026
Ao todo, são 48 oportunidades entre vagas imediatas e cadastro reserva para o Ensino Fundamental e Médio; inscrições iniciam dia 23 de fevereiro

