Qui, 17 de agosto de 2023, 11:34

Campus de Itabaiana da UFS recebe Oficina de Construção de Cordéis
Durante o evento, participantes aprenderam sobre construção de rimas, estrofes e xilogravuras

Dando continuidade às comemorações dos 55 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o hall do campus Itabaiana foi cenário para mais uma atividade de valorização histórico-cultural: a Oficina de Construção de Cordéis, ministrada por Elenilton Tavares dos santos, mais conhecido como Mestre Ninizio.

Mestre Ninizio realiza Oficina de Cordel no Campus Itabaiana (Foto: Arquivo Pessoal)

Na ocasião, gestores, docentes, estudantes e técnicos administrativos do campus puderam conhecer um pouco sobre a construção do estilo textual, caracterizado pela métrica e rimas perfeitas que levam a uma sonoridade característica.

“Trazer o cordel para a universidade é ampliar a curiosidade e as palavras esquecidas pela sociedade. Somos todos capazes de rimar, de brincar com as palavras e de levar melodia aonde quer que estejamos. É uma oportunidade de perder o medo e de criar, soltar a imaginação e sair um pouco das formalidades˜, explica o cordelista.

Participantes aprendem sobre construção de rimas e métricas. (Foto: Arquivo Pessoal)

O ritmo do cordel fez com que os participantes pudessem compreender a dinâmica e estrutura das rimas, conhecer os trabalhos do artista e arriscar na composição de seus próprios cordéis. Além disso, puderam conhecer as técnicas de xilogravura, que ilustram bos parte dos cordéis no país.

Ascom/Secomi UFS

Atualizado em: Seg, 30 de outubro de 2023, 09:20