Informações básicas

MISSÃO DA UFS

Contribuir para o progresso da sociedade por meio da geração de conhecimentos e da formação de cidadãos críticos, éticos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

 

VISÃO

Destacar-se pela excelência acadêmica no ensino; na pesquisa e na inovação, e na extensão, de forma integrada e socialmente inclusiva.

 

VALORES

Sustentabilidade, Excelência, Respeito, Valorização das pessoas, Integração e Resiliência.

 

MODELO DE NEGÓCIOS DA UFS - CADEIA DE VALOR

O Modelo de negócios da Universidade Federal de Sergipe se fundamenta na notação de Cadeia de Valor (PORTER, 1990), onde é proposto o desdobramento da organização em processos para que se possa compreender o seu comportamento. Na Cadeia de Valor os processos são agrupados em três perspectivas: macroprocessos de suporte, que são relacionados às atividades que dão sustentação aos processos finalísticos e gerenciais; macroprocessos gerenciais, relacionados ao gerenciamento da organização e que visam promover as atividades necessárias à consecução dos seus objetivos; e macroprocessos finalísticos, relacionados à entrega de serviços finais ofertados pela organização. Nas Figuras 1 e 2 são apresentados os macroprocessos nas três perspectivas e os processos associados aos macroprocessos.

 

Figura 1 - Cadeia de valor da UFS

Fonte: EPO; SIDI / UFS apud PDI 2021-2025, 2021.

 

Figura 2 - Cadeia de valor ramificada da UFS

Fonte: EPO; SIDI / UFS, apud PDI 2021-2025 2021.

 

MAPA ESTRATÉGICO

 

O mapa estratégico é uma ferramenta simples e eficaz, que traduz de forma visual os objetivos estratégicos que serão considerados pela administração da organização. Ele materializa a visão e a estratégia que a organização adotará para transformar a visão de futuro em realidade, norteada pela missão e pelos valores. Sua maior virtude é proporcionar o alinhamento entre os diversos objetivos estratégicos, traduzindo de forma visual e direta a estratégia adotada.

Os objetivos contidos no mapa estão organizados em três diferentes perspectivas que retratam o que a instituição pretende alcançar mediante o “olhar” de cada público de interesse como: Comunidade Acadêmica e Sociedade; Processos Internos; e, Inovação e Aprendizado.   A Figura 3 apresenta o Mapa Estratégico da UFS para o período de 2021 – 2025.

 

Figura 3 - Mapa Estratégico da UFS