Boletins Epidemiológicos de Itabaiana

O Prof. José Ronaldo dos Santos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais, em conjunto com uma equipe técnica que reúne membros da Universidade Federal de Sergipe e representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana têm elaborado periodicamente boletins epidemiológicos que auxiliam no combate à pandemia em que vivemos.

"A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Estima-se que 80% dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos e que em 20% dos casos pode haver necessidade de atendimento hospitalar, sendo que destes, 5% pode apresentar necessidade de suporte ventilatório (respiraçãomecânica). Os sintomas mais comuns causados pela COVID-19 são tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade de respirar, podendo se agravar a uma pneumonia severa. O vírus pode ser transmitido através do contato com uma pessoa infectada, seja pelo toque do aperto de mão, por gotículas de saliva, espirro ou tosse, além de contato com superfícies contaminadas (maçaneta de porta, celular, móveis etc.)"

Boletim Epidemiológico Nº 01

"Na busca de estratégias para conter o avanço da COVID-19 no município de ItabaianaSE, o 28º boletim epidemiológico se configura como instrumento de vigilância para contribuir com informações relevantes e qualificadas, visando direcionar estrategicamente as ações em saúde pública. Vale destacar que o município encontra-se em fase de redução do número de novos casos, pessoas com diagnóstico positivo e em isolamento domiciliar, número de pessoas que procuram atendimento e número de internações. Entretanto, ainda é necessário seguir as medidas de segurança em saúde, evitando aglomerações, fazendo uso de máscaras, limpeza de superfícies, uso do álcool 70% e limpeza das mãos com água e sabão, entre outras."

Sergipe, apresentou um aspecto semelhante o que ocorreu no mesmo período do ano passado, com destacado número de contaminados, em áreas de forte apelo turístico, a exemplo de Canindé do São Francisco, Itaporanga d’Ajuda, Estância e Pirambu, por outro lado, a região central, Agreste de Itabaiana, uma das mais afetadas pela Covid, com aspecto voltado, pelo destacado fluxo de caminhões (já relatados em outras análises), apresentou um baixo índice, somente Campo do Brito, registrou infectados no período.

Boletim Epidemiológico Nº 28

Sabendo da importância destas informações, disponibilizamos abaixo os Boletins Epidemiológicos da cidade de Itabaiana já elaborados pela equipe para auxiliar no monitoramento da COVID-19 em nosso município.

Boletim 28

Boletim 27