Estrutura do Campus

I - Conhecendo o Campus

O Centro Campus Prof. Alberto Carvalho foi inaugurado em agosto de 2006, dentro da política de expansão e interiorização das instituições federais que ampliou a rede de educação superior para o interior do país. Recebeu esse nome em homenagem ao filho da terra, Alberto Carvalho, primeiro professor de Itabaiana a lecionar na Universidade Federal de Sergipe, em 1964. Alberto Carvalho dedicou-se também aos estudos literários, poesia, contos e cinema, contribuindo para a produção do conhecimento em Sergipe.

Erguido sobre um antigo CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança ao Adolescente), o Campus Prof. Alberto Carvalho consolida Itabaiana como um lugar de produção do conhecimento, onde pulsa a vida acadêmica na região do Agreste sergipano através das atividades voltadas à formação de professores e bacharéis.

No Campus há dez cursos, com entrada anual de 50 alunos para cada curso nas áreas de:

- Administração (bacharelado) –Noturno;

- Ciências Contábeis (bacharelado) – Noturno;

- Sistemas de Informação (bacharelado) – Matutino;

- Ciências Biológicas (licenciatura) – Vespertino;

- Física (licenciatura) – Noturno;

- Geografia (licenciatura) – Vespertino;

- Letras Português (licenciatura) – Noturno;

- Matemática (licenciatura) – Vespertino;

- Pedagogia (licenciatura) – Noturno;

- Química (licenciatura) – Matutino.

Além dos cursos de graduação, nos dois últimos anos, o Campus também oferece a formação em nível de Pós-graduação, mestrado profissional, nas áreas de Matemática (2012) e Letras (2013), oportunizando a formação continuada de professores da rede pública de ensino.

O Campus abriga uma estrutura física de salas de aulas, laboratórios, biblioteca, salas dos departamentos, dos professores e dos setores administrativos. Passou por ampliação de sua estrutura com a construção do prédio do Bloco D, no qual estão novas salas de aula e os blocos departamentais. Também foi construído o prédio do NIPPEC (Núcleo Integrado de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Ciência), onde estão instalados os laboratórios e os Grupos de Pesquisa do Campus. Nos diferentes espaços do campus são desenvolvidas as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão que cumprem um papel significativo na aproximação entre a universidade e as comunidades envolvidas nos projetos.

II - Organização administrativa

O Campus é estruturado conforme discriminação abaixo:

I - Secretaria Administrativa:

• Secretaria Executiva (SEEX)

• Secretaria Operacional (SAOP)

• Secretaria de Apoio e Comunicação (SECOM)

• Divisão de Apoio à Assistência Estudantil (SAES)

II - Secretaria Acadêmico-Pedagógica:

• Divisão Acadêmica

• Divisão Pedagógica

• Divisão de Apoio a eventos

III - Assessoria Técnica

IV – Órgãos suplementares

· BICAMPI – Biblioteca do Campus de Itabaiana

· NIPPEC - Núcleo Integrado de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Ciência

· CPD – Centro de Processamento de Dados

As decisões referentes aos assuntos pedagógicos e administrativos são tomadas nos conselhos de Coordenação de Cursos e no Conselho do Campus, respectivamente. Nos departamentos também há instâncias deliberativas que são os Colegiados de Curso e os Conselhos departamentais.

Em cada espaço do campus vivencia-se a rotina acadêmica de produção do conhecimento, troca de experiência, interlocução entre alunos, professores, técnico-administrativos e funcionários que trabalham para a construção de uma universidade comprometida com a produção de um saber para a realização da vida em todas as formas na qual ela se manifesta.