Estrutura do Campus

Conhecendo o Campus

O Centro Campus Prof. Alberto Carvalho foi inaugurado em agosto de 2006, dentro da política de expansão e interiorização das instituições federais que ampliou a rede de educação superior para o interior do país. Recebeu esse nome em homenagem ao filho da terra, Alberto Carvalho, primeiro professor de Itabaiana a lecionar na Universidade Federal de Sergipe, em 1964. Alberto Carvalho dedicou-se também aos estudos literários, poesia, contos e cinema, contribuindo para a produção do conhecimento em Sergipe.

Erguido sobre um antigo CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança ao Adolescente), o Campus Prof. Alberto Carvalho consolida Itabaiana como um lugar de produção do conhecimento, onde pulsa a vida acadêmica na região do Agreste sergipano através das atividades voltadas à formação de professores e bacharéis.

Graduação

No Campus há dez cursos, com entrada anual de 50 alunos para cada curso nas áreas de:

- Ciências Biológicas (licenciatura) – Vespertino;

- Física (licenciatura) – Noturno;

- Geografia (licenciatura) – Vespertino;

- Letras Português (licenciatura) – Noturno;

- Matemática (licenciatura) – Vespertino;

- Pedagogia (licenciatura) – Noturno;

- Química (licenciatura) – Matutino;

- Administração (bacharelado) – Noturno;

- Ciências Contábeis (bacharelado) – Noturno;

- Sistemas de Informação (bacharelado) – Matutino.

Pós-Graduação e Pesquisa

Além dos cursos de graduação, o Campus oferece também cursos de mestrados.

Mestrados profissionais -  oportunizam a formação continuada de professores da rede pública de ensino:

Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS

Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT

Mestrado acadêmico:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais - PPGCN

Estrutura física

O Campus abriga uma estrutura física de laboratórios, biblioteca, salas de aulas, espaços para departamentos, docentes e setores administrativos. Em 2009 a unidade passou por ampliação de sua estrutura física com a construção do prédio do Bloco D, no qual estão novas salas de aula, laboratórios e blocos departamentais. Também nesse mesmo ano foram iniciadas as obras para a construção do NIPPEC (Núcleo Integrado de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Ciência), onde atualmente está localizada a Secretaria de Pós-Graduação, que oferece suporte aos mestrados ofertados pelo Campus. Nos diferentes espaços da unidade são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão, que cumprem um papel significativo na aproximação entre a universidade e as comunidades circunvizinhas.

Conselhos

Os conselhos são os órgãos deliberativos do Campus. Ligados diretamente à direção, temos dois:

Conselho de Coordenação de Cursos - É o órgão responsável pelas decisões referentes aos assuntos pedagógicos.

Conselho de Centro - É o grupo que delibera sobre as questões administrativas do Campus.

Nos departamentos também há instâncias deliberativas que são os Colegiados de Cursos e os Conselhos Departamentais.

Integração acadêmica e de pessoal

Em cada espaço do Campus vivencia-se a rotina acadêmica de produção do conhecimento, troca de experiência, interlocução entre alunos, professores, técnicos administrativos e funcionários que trabalham para a construção de uma universidade comprometida com a produção de um saber para a realização da vida em todas as formas na qual ela se manifesta.

Organograma do Campus

Em construção

Organização administrativa

O Campus é estruturado conforme discriminação abaixo:

Divisão  Administrativa

Secretaria Administrativa (SEAD)

Secretaria Executiva (SEEX)

Secretaria Operacional (SAOP)

Secretaria de Apoio e Comunicação (SECOM)

Divisão de Apoio à Assistência Estudantil

Secretaria de Apoio à Assistência Estudantil (SAES)

Divisão Acadêmico-Pedagógica:

Secretaria Acadêmica e Pedagógica

Órgãos suplementares

BICAMPI – Biblioteca do Campus de Itabaiana

CPD – Centro de Processamento de Dados

NIPPEC - Núcleo Integrado de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Ciência

O NIPPEC é o órgão suplementar responsável por oferecer suporte às atividades de pesquisa e aos programas de pós-graduação ofertados pelo Campus, que são nas modalidades profissional e acadêmica.