Mapeamento da Covid-19

O Prof. Dr. José Hunaldo Lima, do Departamento de Geografia do Campus Prof. Alberto Carvalho/UFS, tem feito um interessante e rico trabalho acadêmico de mapeamento da Covid-19.

Esse trabalho faz parte das atividades desenvolvidas pelo Programa de Educação Tutorial de Geografia (PET - Geografia).

O que mais chamou a atenção, para o mês de agosto se refere a gradual e agora intensa diminuição dos casos de infectados e mortes, no entanto, esta elevada diminuição está mais intimamente ligada a não divulgação de dados por parte de alguns países, como (Estados Unidos, México, grande parte da Europa, como Alemanha, França, Espanha e outros, e mais Japão e parte do Oriente Médio, além de alguns países da América do Sul), neste caso se observa que a não divulgação é o que impera, pois países vizinhos, como Canadá e Brasil nas Américas, continuam com aumentos, já na Europa, países como Itália, Inglaterra e Portugal, tiveram, tanto contaminados, como mortes no período, o que nos leva a crer que neste sentido, quem outrora tinha elevado número de infectados e mortes, ficar zerado no período, não é fruto da total diminuição da pandemia e sim da não divulgação dos dados. O caso individual, que mais chamou atenção foi o da Coreia do Sul, que obteve um número extremamente alto de contaminados para o período, com mais de um milhão de infectados no mês, fato este que pode está atrelado a erros na coleta ou de casos acumulados.

No Brasil, o ritmo de diminuição segue em declínio, no entanto, fica até difícil realizar uma análise mais apurada; alguns estados como Amapá, Roraima e Acre, estados de menores população no país, e com menores dados de infectados e mortes em toda a pandemia não obtiveram mortes, no entanto, contabilizaram infecatados, provando que os dados foram coletados, mais no caso de Minas Gerais e Ceará, estados estes, que no comput geral estão entre os maiores, tanto no número de mortes, como de infecatdos em toda a pandemia, não contabilizaram nenhuma morte e nem infecatdos no mês de agosto, o que nos leva a crer que neste caso, a única explicação, para tal fenômeno reside na não divulgação de dados, isso compromete totalmente a análise do avanço do país no combate ao vírus.

Em Sergipe, Não foi possível realizar o mapeamento para o mês de Agosto, o último boletim dos dados municipais foi divulgado ainda no início do mês passado. Com isso os mapas para o estado de Sergipe se encerraram, a não ser que sejam disponibilizados dados municipais mais adiante.

Apresentamos abaixo os mapeamentos já realizados com resumo de análise ao final de cada arquivo:

Atlas da Covid - Agosto de 2023

Atlas da Covid - Julho de 2023

Atlas da Covid - Junho de 2023

Atlas da Covid - Maio de 2023

Atlas da Covid - Abril de 2023

Atlas da Covid - Março de 2023

Atlas da Covid - Fevereiro de 2023

Atlas da Covid - Janeiro de 2023

Atlas da Covid - Novembro de 2022

Atlas da Covid - Outubro de 2022

Atlas da Covid - Agosto de 2022

Atlas da Covid - Setembro de 2022

Atlas da Covid - Julho de 2022

Atlas da Covid - Junho de 2022

Atlas da Covid - Maio de 2022

Atlas da Covid - Abril de 2022

Atlas da Covid - Março de 2022

Atlas da Covid - Fevereiro de 2022

Atlas da Covid - Janeiro de 2022

Atlas da Covid - Dezembro de 2021

Atlas da Covid - Novembro de 2021

Atlas da Covid - Outubro de 2021

Atlas da Covid - Setembro de 2021

Atlas da Covid - Agosto de 2021

Atlas da Covid - Julho de 2021

Atlas da Covid - Junho de 2021

Atlas da Covid - Maio de 2021

Atlas da Covid - Abril de 2021

Atlas da Covid - Março de 2021

Atlas da Covid - Fevereiro de 2021

Atlas da Covid - Janeiro de 2021

Atlas da Covid - 2º Semestre de 2020