Mapeamento da Covid-19

O Prof. Dr. José Hunaldo Lima, do Departamento de Geografia do Campus Prof. Alberto Carvalho/UFS, tem feito um interessante e rico trabalho acadêmico de mapeamento da Covid-19.

Esse trabalho faz parte das atividades desenvolvidas pelo Programa de Educação Tutorial de Geografia (PET - Geografia).

"Em Sergipe, no período em análise, fica evidente a destacada diminuição dos efeitos da COVID, tanto na região metropolitana (outrora grande concentrador de casos), como no interior; esta elevada redução se refere tanto ao número de infectados, como de mortes; no primeiro, se observa que somente a capital Aracaju obteve totais acima de 50 infectados no mês, único com média acima de 2 infectados por dia; por outro lado, boa parte dos municípios não tiveram infectados no mês em estudo; mesmo assim se observa os maiores índices em municípios próximos a capital Aracaju e nos que são recortados pela BR - 101, no caso da BR - 235 se observa o quantitativo menor. Com relação ao número de mortes, no período, segundo os dados da Secretaria, através do site sergipecoronaovírus.net.br - Governo de Sergipe, 2022, foram catalogadas mortes, nos municípios de Aracaju, São Cristóvão, Simão Dias, Japaratuba e Santa Rosa de Lima, ao total de 5 mortes no estado. Vale destacar que no mapa da variação relativa de mortes (página 45), o município de Santa Rosa de Lima, apresenta uma variação acima dos 12%, isto ocorre devido o município contar com poucas mortes no total (8 passando para 9), com isso o índice foi considerado elevado. " - Atlas da Covid-19, mês de setembro.

Apresentamos abaixo os mapeamentos já realizados com resumo de análise ao final de cada arquivo:

Atlas da Covid - Agosto de 2022

Atlas da Covid - Setembro de 2022